Casa e veículo têm sido alvo de balas que caem do céu, quem possui casa de telhado deve se preocupar?
Na manhã do dia 28 de abril, um morador do bairro Nova Carapina I, encontrou o capô de seu veículo perfurado por um tiro disparado por arma de fogo. De acordo com o motorista Uber, que prefere não ser identificado, relatou à reportagem que ouviu o disparo na noite anterior, por volta das 22 horas, e até comentou sua esposa que o pipoco ouvido por eles, seria de arma de fogo.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Somente na manhã do dia seguinte, quando foi até a garagem da residência para ir trabalhar com o carro, deparou com o capô do veículo perfurado.
“Muito irresponsabilidade, maluco atira para o alto e me causa um prejuízo de 300 reais com lanternagem e pintura, poderia ter acertado um inocente. Se eu descobrir a fita desse maluco, vou cobrar meu prejuízo.” Disse o motorista revoltado com a situação.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Também no dia 27 de abril, por volta das 13 horas, uma empresa localizada no município de Cariacica também foi alvo de bala gravitacional, conforme o vídeo abaixo:
Balas perdidas que caem do céu podem matar?
A reposta é sim, Testes experimentais mostram que a velocidade terminal alcançada por projéteis balísticos, mesmo com perdas consideráveis de 82% a 96% da energia cinética inicial por causa da dissipação energética com o atrito atmosférico, pode ir de 90 m/s (324 km/h) até 275 m/s (próximo de 1000 km/h) dependendo do calibre e tipo de bala. Ser atingido com um pedaço de ‘chumbo’ a mais de 300 km/h pode causar sérios danos e até morte. Em um estudo teórico publicado em 2019 no periódico Revista Brasileira de Ensino de Física.