Uma região da mata de Manguinhos na Serra vem sendo alvos de vários incêndios nos últimos dias. Conforme foi publicado pelo Serra Noticiário no último domingo (21) em um vídeo que mostrava a vegetação em chamas dessa região. De lá pra cá os incêndios não cessaram, já foram 4 seguidos no mesmo local, sendo o último na noite de terça-feira (23).
A sequência de incêndios no mesmo local começou a levantar suspeitas dos moradores da região, de que talvez não fossem acidentes, mas sim tentativas propositais.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Uma moradora entrou em contato com o Serra Noticiário, e informou que os incêndios teriam partido de pessoas do mercado imobiliário, que estariam interessados em ocupar essas terras, até então protegidas como áreas de preservação ambiental.
No vídeo abaixo publicado no Instagram do Serra Noticiário, é possível ver as chamas tomando conta da mata, gerando muita fumaça no local e acabando com a vegetação nativa.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Ainda segundo a testemunha, logo após os incêndios, algumas áreas foram capinadas e adicionadas uma placa de “vende-se”, mesmo se tratando de uma reserva ambiental. Essas acusações indicam crimes contra o meio ambiente e apropriação ilegal de terras.
A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a assessoria do corpo de bombeiros, para saber se a corporação havia sido notificada desses focos de incêndio na região de Manguinhos, e a resposta recebida foi:
“O Corpo de Bombeiros Militar informa que, entre os dias 21 e 23 de agosto, a corporação foi acionada para ocorrências de incêndio em vegetação no bairro Manguinhos, na Serra. Por quatro vezes, guarnições se deslocaram até uma mata de restinga e combateram as chamas.”
Quando perguntados sobre as suspeitas de que os incêndios teriam sido causados de forma proposital, a resposta foi:
“Em relação à suspeita de incêndio criminoso, o cidadão deve registrar um boletim de ocorrência, relatando sobre as queimadas no terreno. Caso haja flagrante, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) deve ser acionado no número 190.”
As suspeitas são graves, e precisam do apoio da população moradora para acionar o corpo de bombeiros sempre que for avistado um novo foco de incêndio. A corporação orienta que o denunciante deve se manter conectado até a chegada dos bombeiros para indicar de forma precisa os pontos de incêndio na vegetação.
Até o momento, não se tem informações sobre alguma denúncia de incêndio criminoso registrada na Polícia. O Serra Noticiário permanece investigando o caso junto à população de Manguinhos e trará atualizações assim que possível.