O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) abriu, nessa terça-feira (23), as inscrições para o Curso de Formação de Guarda-vidas (CFGV). O objetivo é habilitar profissionais para atuarem na função, realizando serviços de prevenção e salvamentos em ambientes, como praias, piscinas, cachoeiras, lagoas e derivados. Os interessados devem ler o edital do concurso, que está disponível no site do CBMES.
Região
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O Curso de Formação de Guarda-vidas será ministrado nos quarteis de Vitória, Serra, Aracruz, Linhares, São Mateus, Guarapari, Anchieta e Cachoeiro de Itapemirim, podendo ser expandido para outros municípios, caso haja demanda. O curso será realizado durante quatro semanas e os alunos terão atividades teóricas e práticas no período de cinco horas diárias (das 7h às 12h), totalizando 100 horas de instrução. A carga horária pode ser adaptada conforme as demandas da unidade e, todas às sextas-feiras, uma avaliação com os conteúdos do que foi ministrado durante a semana será aplicada.
A capitã Gabriela, coordenadora do Curso de Formação de Guarda-vidas no Comitê de Desenvolvimento de Atividades Aquáticas (CDAA) do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, salientou que a intenção do curso é padronizar as técnicas de salvamento aquático, resultando em agilidade e boa aplicação das técnicas de resgate.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
“A padronização do CFVG é importante para que as técnicas de salvamento aplicadas por guarda-vidas também sejam padronizadas. Assim, o profissional vai saber como agir com mais rapidez e também fará um bom resgate”.
acrescentou a capitã Gabriela.
Ao final do curso, os formandos que cumprirem a carga horária e atingirem o índice mínimo exigido serão considerados aptos para receber o título de guarda-vidas e receberão um certificado digital com validade de um ano, que é prorrogável por mais dois anos, caso o profissional opte por realizar a revalidação anualmente. O certificado permite que o guarda-vidas atue em todo o Estado do Espírito Santo.
A relação dos guarda-vidas habilitados vai ficar em um banco de dados, que estará disponível no site do CBMES para acesso e consulta dos interessados.
Para inscrever-se, é necessário ler atentamente as informações que serão disponibilizadas no Edital Geral CFGV.
Inscrição CFGV: Deverá ser realizada pelos candidatos, dentro do prazo estipulado, através do link portal.cb.es.gov.br/sisaqua-cbmes/inscricao, as datas estão descritas cronograma CFGV.