Funcionários terceirizados da Vale protestaram na última segunda-feira (29), na entrada da empresa pelo Terminal de Carapina, na Serra. O motivo do protesto foi devido à qualidade da comida servida no refeitório da empresa. Os funcionários se queixam da qualidade da refeição servida, de acordo com os vídeos compartilhados, foram encontrados arames, agulha de injeção, larvas e até caramujos vivos na comida.
Confira no vídeo abaixo publicado no Instagram Serra Noticiário:
De acordo com um funcionário que conversou com a reportagem, a empresa GRSA venceu a concorrência pela prestação de serviço de alimentação. O contrato é pago pelos próprios funcionários, que têm o valor descontado mensalmente de seus salários.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
“Isso é um absurdo, sentimento é que os presidiários lá em Viana recebem refeições melhores do que os trabalhadores da área da Vale.”
Funcionário anônimo
A reportagem do Serra Noticiário recebeu vídeos onde os trabalhadores mostravam o prato de comida no refeitório na área da Vale. A comida é produzida pela empresa GRSA, que venceu um processo de livre concorrência para assumir a administração do refeitório.
Os funcionários organizaram um protesto em frente a unidade da Vale e causaram lentidão no trânsito próximo ao Terminal. Além disso, o sindicato dos ferroviários do Espírito Santo se pronunciou sobre o caso dizendo que:
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
“A refeição fornecida ao empregado é paga por ele próprio através da sua força de trabalho, ele tem toda a autoridade de exigir excelência daquilo que se alimenta.”
Wagner Xavier
Presidente da Sindfer
O sindicato ainda criticou a Vale por ser uma das maiores empresas do mundo, mas que não atende o básico para os funcionários:
“A empresa que se orgulha de possuir a mais sofisticada tecnologia no planeta na extração, transporte e exportação de minério de ferro é a mesma que encontra dificuldades de proporcionar uma boa alimentação aos seus empregados.”
Presidente do Sindfer
Segundo informações, a Vale fará reuniões com os sindicatos nas próximas semanas para chegar a um acordo que solucione esse problema na alimentação dos trabalhadores da empresa.
A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a GRSA, para saber qual era posição dela sobre os protestos, e os vídeos que circularam nas redes sociais, mostrando a comida com larvas e objetos estranhos, porém não obteve respostas até o momento da publicação.
A reportagem também fez contato com a Vale-ES, para saber se quais providências seriam tomadas em relação à empresa de alimentos. A assessoria da empresa respondeu que:
“A Vale revisa continuamente seus controles de qualidade, em especial os processos de higienização dos alimentos nos seus refeitórios. A empresa reforça seu compromisso com a saúde e a segurança de seus empregados próprios e contratados.“
Assessoria Vale-ES