Desde o último fim de semana, diversos bairros como Novo Horizonte, Barcelona, José de Anchieta, Taquara e boa parte da região de Laranjeiras, na Serra, ficaram sem abastecimento de água, sem ao menos receberem um aviso prévio da empresa CESAN. O que deveria ser apenas um racionamento de rotina, se estendeu por toda semana, deixando diversos moradores sem água durante dias.
Bairros da Serra sofrem sem abastecimento de água há dias
Além do racionamento, alguns bairros ainda recebiam uma água turva, completamente inapropriada para o consumo, um problema já recorrente e noticiado diversas vezes pelo jornal Serra Noticiário.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
A situação fica ainda pior quando na quarta-feira (25), a CESAN faz um comunicado alertando que devido à elevada turbidez provocada pelas chuvas, a CESAN precisou reduzir a vazão do abastecimento para Fundão, Serra e Vitória. Sendo a Serra o município mais lesado com essa situação, com mais de 120 bairros afetados.
Protesto de moradores contra a falta de água em Taquara I
Na última quinta-feira (26), moradores do bairro Taquara I se reuniram em frente à CVC para protestar pela falta de abastecimento que já se estendia durante dias. Uma situação desumana.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Isso porque nem todos os moradores têm condições de contratar um caminhão-pipa, ou comprar água mineral em supermercados. Ou seja, uma situação que coloca em risco a saúde dos moradores sem a ingestão diária de água necessária.
Vídeo publicado no Instagram do Serra Noticiário:
Já nesta sexta-feira, mais um comunicado oficial da CESAN que alertava os moradores de Fundão, Serra e Vitória, dizendo:
Poupe água! A Cesan está realizando manutenção emergencial no sistema de abastecimento em Fundão, Serra e Vitória. A população deve economizar água e praticar o reuso.
Por que os bairros da Serra são sempre os mais afetados?
Um caso que chama a atenção, é que o município da Serra é abastecido pelo mesmo rio Santa Maria, responsável também por abastecer cidades como Cariacica, Fundão e parte da capital Vitória.
No entanto, em casos de racionamento, os bairros da Serra são sempre os mais afetados, enquanto regiões nobres de Vitória, por exemplo, continuam recebendo abastecimento de água limpa e de qualidade.
Embora as cidades de Vitória e Fundão também sejam afetadas por problemas de abastecimento semelhantes, a proporção e intensidade são bem inferiores às que vivem os moradores da Serra.
Essa situação levanta questionamentos sobre o porquê de a CESAN consegue abastecer bairros populosos de Vitória, como Jardim Camburi, mas não consegue fazer o mesmo para bairros da Serra? Visto que a água fornecida para Vitória vem da mesma fonte (rio Santa Maria), sendo tratada no mesmo local que a água fornecida para a Serra.
Então, por que só a Serra tem problemas graves com a turbidez da água? Essa questão levanta suspeita dos serranos sobre um possível racionamento criminoso e direcionado, em que bairros nobres da capital estariam sendo beneficiados em detrimento aos bairros humildes de Vitória e da Serra.
O que disse a Cesan?
Todas essas questões foram passadas para a assessoria da CESAN, que por meio de nota, respondeu que:
A instabilidade no abastecimento de água no município da Serra nos últimos dias é resultado do alto nível de turbidez nos rios, causado pelas fortes chuvas recentes. Esse alto índice de turbidez compromete o processo de tratamento da água e, consequentemente, sua distribuição. Por se tratar de um município abastecido em boa parte pelo rio Santa Maria, um dos que mais sofre com turbidez em períodos de chuvas, a Serra acaba sendo mais impactada que outras regiões. A Cesan está trabalhando para melhorar sua distribuição de água em épocas de chuvas e está realizando um investimento na casa dos R$ 61 milhões na ETA V, visando a melhoria e modernização do tratamento para diminuir o impacto da turbidez da água nos processos da Companhia.
Assessoria CESAN
O jornal Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.