Recentemente, o jornal Serra Noticiário trouxe duas matérias denunciando pontos de esgoto que estavam sendo despejados diretamente na praia de Manguinhos, na Serra, região que diariamente recebe banhistas e intenso fluxo de pessoas.
Leia mais: CESAN em pleno verão deixa bueiro vazando esgoto na praia de Manguinhos
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Leia mais: Vídeo: novo flagrante de esgoto sendo lançado diretamente na Praia de Manguinhos
Além de comprometer a saúde dos banhistas, o local se torna um espaço desagradável para quem trafega por perto devido ao odor de esgoto. Na última matéria publicada no dia 25, a reportagem entrou em contato com a CESAN relatando a denúncia de um canal de esgoto sendo despejado diretamente na praia de Manguinhos.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Em nota, a empresa respondeu que uma equipe técnica da CESAN foi enviada ao local na manhã da última segunda-feira (23) e realizou o reparo necessário na tubulação de esgoto, que já voltou a operar sem intercorrências.
Esgoto continua sendo despejado em larga escala na praia de Manguinhos
No entanto, na tarde da última sexta-feira (27), uma moradora próxima da praia de Manguinhos, gravou um vídeo do alto de um prédio, em que é possível ver nitidamente esgoto sendo despejado em larga escala diretamente no mar.
O caso espanta devido não só a quantidade de esgoto que é despejado no local, mas também devido ao fato de que se trata de uma praia frequentada por diversos banhistas, em que muitos deles não sabem do grau de contaminação dessa água.
Vídeo publicado no Instagram Serra Noticiário:
O que disse a Prefeitura da Serra
Nas últimas denúncias recebidas sobre esse caso, o Serra Noticiário entrou em contato com os órgãos fiscalizadores da prefeitura, para saber se alguma medida já havia sido tomada contra a CESAN. Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente informou que, ao todo, as multas aplicadas somam o valor de R$ 6 milhões de reais.
Aparentemente, as multas não impediram a empresa de continuar suas velhas práticas de descaso com a população serrana. O jornal Serra Noticiário entrou no em contato com a assessoria da Prefeitura da Serra para questionar se as autoridades estavam a par desse problema, e se sim, quais medidas estão sendo tomadas junto à empresa.
Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Serra respondeu que:
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal da Serra trabalha continuamente para garantir a preservação e proteção dos recursos naturais do município da Serra, por meio de instrumentos do Código Municipal de Meio Ambiente – Lei Municipal no. 2199/1999, como a fiscalização e o monitoramento ambiental, além de promover ações de educação ambiental e parcerias público privadas que visam a universalização dos serviços de saneamento no município. Além disso, disponibiliza canais de atendimento para a população realizar solicitações e denúncias de situações irregulares, que são prontamente atendidas pelas equipes técnicas, que por sua vez, emitem notificações ante as irregularidades e tomam as devidas providências.
O que disse a CESAN
A reportagem também entrou em contato mais uma vez com a empresa CESAN, buscando esclarecimentos do porquê de o esgoto estar sendo canalizado para essa região de intenso fluxo de banhistas.
Em nota, a empresa se esquivou novamente e respondeu que para evitar o lançamento de esgoto no mar, rios e lagoas, os moradores devem ligar seus imóveis às redes de coleta e tratamento de esgoto da CESAN. Sehgundo a empresa, na Serra, o serviço já está universalizado e disponível para mais de 90% da população.
Alerta aos banhistas da praia de Manguinhos
Esse caso serve principalmente de alerta para toda a população serrana e turistas que costumam frequentar a praia de Manguinhos e, eventualmente entrar no mar. Como pudemos ver, a água está recebendo diariamente uma vasta quantidade de esgoto não tratado. Sendo assim, o local não aparenta ser adequado ou seguro para o banho.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.