Na última sexta-feira (10), a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), realizou uma operação a fim de apurar uma suposta base utilizada por traficantes para armazenar drogas e materiais ilícitos diversos, onde foram apreendidas uma grande quantidade de drogas na zona rural próxima a reserva duas bocas, Cariacica.
No local além de maconha pinos de cocaína foram encontrados frascos de fentanil, foi a primeira vez que o Denarc apreendeu essa quantidade da droga no ES, um opioide 100 vezes mais forte que a morfina. O Fentanil é a droga que causa mais mortes nos EUA atualmente.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
“Essa droga é um opioide depressor do sistema nervoso central, uma droga altamente viciante, a droga que mais causa morte nos Estados Unidos da América o que o crack está para o brasil o fentanil está para o Estados Unidos, lá se vive uma verdadeira epidemia deste tipo de drogas”.
Tarcísio Otoni
Delegado Chefe do Departamento Especializado em Narcóticos
Ainda de acordo com o Delegado Tarcísio o fentanil apreendido próximo da data de carnaval não seria uma coincidência, e que segundo investigações, o entorpecente iria ser vendido durante o carnaval.
A Delegada Larissa Lacerda explicou como foi possível encontrar uma das bases do tráfico de drogas em Cariacica.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
De acordo com a Delegada Larissa Lacerda a operação desencadeada pelo DENARC, que aconteceu em janeiro precisamente no dia (19), onde a equipe de investigação a partir de informações do setor de inteligência identificou no bairro de Xuri em Vila Velha um laboratório de drogas.
“O local que era utilizado como laboratório de drogas, porém este local estava recém abandonado, então a equipe de investigação deu continuidade nas investigações com o fim de identificar esta organização criminosa seus integrantes e para qual local esse laboratório havia migrado. E então no dia 10 de fevereiro, em duas ações, o Denarc conseguiu realizar uma apreensão de drogas, e identificou outro local, no bairro Ataíde, em Vila Velha, que era utilizado como uma espécie de centro de distribuição de drogas. Neste local assim que a equipe chegou um indivíduo que era responsável por armazenar as drogas se evadiu do local, porém as equipes conseguiram localizar cerca de 10 quilos de maconha”.
Larissa Lacerda
delegada adjunta do Denarc
Dando continuidade a operação, no mesmo dia as equipes foram até uma zona rural em Cariacica, onde foi encontrado o novo laboratório usado pela mesma organização criminosa
“A equipe de investigações do DENARC localizou uma residência que tinha aparência de desabitada, mas era utilizada pela organização criminosa para preparo de substâncias entorpecentes e também como depósito de drogas”.
Larissa Lacerda
delegada adjunta do Denarc.
Durante a ação em Cariacica foram apreendidas 136kg de maconha, 31 frascos de fentanil, 2.500 pinos de cocaína cheios, milhares de pinos vazios, 13kg de mistura para cocaína, 10 camisas estampadas com o nome da Polícia Civil, 02 balanças de precisão.
De acordo com a Polícia Civil, as camisetas encontradas na base do tráfico não eram oficiais, eram camisetas pretas que os criminosos estampavam o nome da Polícia Civil.
“Eles usam para surpreenderem seus adversários e inimigos do tráfico, para emboscadas ou para executá-los ou roubar seus entorpecentes”.
Tarcísio Otoni
Delegado Chefe do Departamento Especializado em Narcóticos
Durante as ações nenhum indivíduo foi detido, todo material foi entregue na Delegacia do Município de Cariacica, as investigações continuarão!
A Polícia Civil destaca que a população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia 181, que também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, pelo link a seguir: disquedenuncia181.es.gov.br
O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas.