Nesta segunda-feira (06), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinou um termo aditivo para a inclusão das forças de segurança estaduais na Força-Tarefa de Segurança Pública (FTSP) da Polícia Federal. O objetivo é o compartilhamento em tempo real de informações que subsidiem operações policiais com foco no combate ao tráfico de drogas e armas utilizadas para o abastecimento de organizações criminosas que atuam no estado.
A partir de agora, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SESP), a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e a Secretaria da Justiça (SEJUS) passam a fazer parte da Força-Tarefa, juntamente com as Guardas-civis dos municípios da Grande Vitória.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
“Quero registrar minha alegria de assinar esse ato. A adesão à Força Tarefa vem para fortalecer e solidificar o trabalho que estamos realizando. A integração é uma das diretrizes do nosso programa de enfrentamento ao crime. Fico feliz em reunir os cinco prefeitos da Grande Vitória. Essa união é fundamental para fecharmos o cerco contra os criminosos. É importante que cada município tenha seu cerco integrado. O Estado vai continuar investindo na área de segurança e reestruturando nossas forças”.
Renato Casagrande
Governador do ES
O programa Estado Presente tem como premissa a integração das forças estaduais no combate ao crime, sendo há mais de dez anos uma referência na redução da criminalidade no país. Agora, essa parceria com a Polícia Federal vem para qualificar ainda mais as ações.
“Sempre estivemos integrados por meio do programa Estado Presente e agora vamos estar ainda mais unidos em prol dos capixabas. A questão do tráfico internacional de drogas e de armas impacta muito em nossa segurança. As ferramentas da Polícia Federal podem nos ajudar no enfrentamento à criminalidade”.
Coronel Alexandre Ramalho
Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social
O superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo, delegado Eugênio Ricas, agradeceu a confiança do governador Renato Casagrande e destacou que a FTSP vem para agregar ao programa Estado Presente, que já alcança reduções de criminalidade no estado há anos.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
“Temos aqui no Espírito Santo um largo histórico cooperativo das agências de segurança estaduais com as federais e municipais. Este instrumento institucionaliza essa cooperação mútua, não para se sobrepor a nenhuma instituição, mas para avançarmos em algumas ações como, por exemplo, o controle de armas e munições e a descapitalização das organizações criminosas”.
Delegado Eugênio Ricas
Superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo
O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, frisou que, para se alcançar uma eficiência maior no combate ao crime, a integração e a tecnologia devem estar lado a lado.
“Qualquer sistema de segurança que queira estar na vanguarda tem que unir tecnologia e integração. Damos um passo importante e, com certeza, vamos qualificar as ações das nossas forças policiais”.
Coronel Douglas Caus
Comandante-geral da PMES
O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, usou o termo “união de forças” para resumir a importância da parceria entre estado e forças federais.
“Cito um exemplo recente: a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 20 pistolas com um casal que estava trazendo isso para o Espírito Santo, em Minas Gerais. Isso mostra a importância dessa união de forças e o compartilhamento de informações para traçar a rota do tráfico. Esperamos trazer dias de mais paz para o nosso Espírito Santo”.
José Darcy Arruda
Delegado-geral da PCES
Outras autoridades do estado e municípios marcaram presença na solenidade. Entre os presentes estavam o Secretário de Estado da Justiça, André Garcia, o Secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Aguiar, e o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Coronel Alexandre Cerqueira. Também estiveram presentes os prefeitos Wanderson Bueno de Viana, Lorenzo Pazolini de Vitória, Euclério Sampaio de Cariacica, Arnaldinho Borgo de Vila Velha e Sérgio Vidigal de Serra, além de diversos secretários municipais.