Última semana marcada por caos e sofrimento nas unidades de pronto atendimento (UPA) da Serra. As imagens recebidas pela redação do Serra Noticiário mostram a angústia e a confusão enfrentadas pelas pessoas que buscaram atendimento nas unidades de pronto atendimento (UPA) de Carapina, Castelândia e Serra-sede. Importante ressaltar que o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, é médico.
Conforme divulgado pelo Serra Noticiário, um homem com uma sonda ficou caído no meio da rua por falta de atendimento após ter sido negada uma cadeira de rodas na UPA de Serra-sede. A prefeitura da Serra prometeu investigar o caso.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Leia também: Vídeo – Denúncia de omissão de socorro em frente à UPA na Serra
Além disso, o deputado Pablo Muribeca flagrou um paciente caído no relento sem atendimento em frente à UPA de Castelândia.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A situação caótica nas unidades de pronto atendimento da Serra tem gerado grande preocupação na população, que teme pela falta de assistência médica em momentos de emergência. As autoridades locais têm sido cobradas para que medidas sejam tomadas a fim de garantir um atendimento de qualidade aos pacientes que buscam as UPAs da região.
Vídeo publicado no Instagram SN:
Vídeo publicado no Instagram Pablo Muribeca:
O que diz a Prefeitura da Serra
A reportagem fez contato com a prefeitura da Serra quais seriam as providências tomadas pela Secretaria de Saúde Municipal na tentativa de solucionar as superlotações nas UPAs.
A Secretaria de Saúde da Serra informou que, entre às 7h e às 17h desta quinta-feira (09), foram realizados 543 atendimentos, na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Serra Sede. Devido ao alto índice de notificações de casos de dengue em todo o Estado neste período, na Serra, não é diferente, tanto é que vem sendo registrado um aumento no número de atendimentos, em sua maioria, para tratar sintomas da doença.
Providências para reduzir esse impacto nos serviços de urgência e emergência já estão sendo tomadas desde 20 de fevereiro, quando foram abertos os primeiros pontos de hidratação.
Neste momento, as Unidades Regionais de Saúde de Feu Rosa, Novo Horizonte e Jacaraípe; além da antiga Maternidade de Carapina, em Jardim Limoeiro, prestam esse serviço, com atendimento médico ou de enfermagem, coleta de exames, medicação e hidratação.
Os pontos de hidratação funcionam por livre demanda, e ficam abertos de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:
Feu Rosa e Jacaraípe – 8h às 17 horas
Novo Horizonte – 9h às 17 horas
Jardim Limoeiro – 7h às 19 horas
Antiga Maternidade de Carapina – 7h às 19 horas