Parece que o eleitor da Serra se cansou da velha política do “ou um ou outro” e os velhos caciques perdem cada vez mais espaço na preferência do eleitor. Prova disso é o resultado da enquete realizada pelo Serra Noticiário no Instagram, nos dias 7 e 8 deste mês. Na pergunta “Quem você apoia para prefeito a Serra em 2024?”, a grande maioria citou o deputado estadual Pablo Muribeca (Patriota) como nome preferido. O ex-vereador, que tem atuação destacada na fiscalização dos problemas da saúde da cidade, foi o mais citado por 68% das pessoas que responderam a enquete.
O termômetro também aponta o desgaste de velhas lideranças políticas da Serra, que parecem não representar mais o sentimento das ruas e, principalmente, parecem não terem evoluído o suficiente para suprir as reais necessidades do povo serrano.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O atual prefeito, Sérgio Vidigal (PDT) aparece com apenas 16% das citações na pesquisa. Um número que pode ser considerado baixo, já que ele tem a máquina da prefeitura na mão. Um sinal claro de que as pessoas não estão nada satisfeitas com a atual gestão.
Em seguida aparece outro velho cacique da política serrana, Audifax Barcelos (sem partido), com apenas 10% das citações. O antigo político que se destacou à frente da prefeitura há quase 20 anos agora dá sinais de que seu tempo ficou para trás.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Prova disso é o resultado pífio nas eleições de 2022, quando foi candidato a governador e ficou com o vexatório quarto lugar e pouco mais de 50 mil votos na Serra. Metade de seu eleitorado histórico na cidade. Perdeu, no seu município, até para seu adversário, o governador Casagrande (PSB).
A enquete aponta ainda o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) com 6% das citações do eleitorado da Serra. O deputado diz que não é candidato, mas se movimenta nos bastidores para se viabilizar como concorrente e tenta atrair nomes de peso para seu projeto. Mas é um movimento difícil e com grandes chances de naufragar pelo caminho.
Certo é que a enquete mostra bem o sentimento o serrano em relação à política e ao perfil que quer na gestão do maior município do Estado: um prefeito jovem, combativo, com energia, que conhece e vive os problemas da cidade. Claro que ainda é muito cedo para cravar qualquer cenário eleitoral, mesmo porque nenhum dos citados se declarou publicamente pré-candidato.
Mas, sem dúvida, a enquete é um termômetro do que vem por aí. Será que Muribeca é o que esquenta a cabeça dos adversários? Vamos aguardar os próximos movimentos.