Nos últimos dias os vereadores ultra-aliados do atual prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), não têm poupado críticas ao deputado estadual Pablo Muribeca (Patriotas) durante discursos na tribuna da Câmara da Serra.
Essa medida deixa transparecer um elevado nível de desespero do grupo do Vidigal, algo que tem sido analisado no meio político como confirmação do fim da polarização entre Audifax e Vidigal, pois, conforme testemunhado há anos, a briga política se dava apenas entre esses dois grupos políticos.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Existem rumores de que, após consumo de pesquisas internas que avaliaram a opinião dos eleitores para prefeito em 2024, o grupo de Vidigal literalmente esqueceu o nome de Audifax e mirou a artilharia totalmente contra o nome de Pablo Muribeca.
Fim de uma era (Audifax e Vidigal)
O ex-prefeito Audifax Barcelos, sem partido, tem uma força política que não deve ser subestimada. Entretanto, durante seu intenso movimento político eleitoral na corrida para governador em 2022, acabou abrindo mão de ser o líder da oposição na Serra. Como na política não existe vácuo, hoje o jovem habilidoso Pablo Muribeca vem ocupando essa liderança dentro da cidade.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
O atual prefeito Sérgio Vidigal que é médico, prometeu reformular e digitalizar a saúde municipal, mas conforme ventilado pelos próprios aliados, o prefeito médico vem falhando miseravelmente em suas promessas. Como na política não existe vácuo, deu espaço para surgimento meteórico do jovem carismático Pablo Muribeca.
O atual prefeito Sérgio Vidigal, que é médico, prometeu reformular e digitalizar a saúde municipal. Entretanto, conforme ventilado pelos próprios aliados, o prefeito vem falhando miseravelmente em suas promessas. Como na política não existe vácuo, isso deu espaço para o surgimento meteórico do jovem carismático Pablo Muribeca.
As especulações políticas já cogitam até uma união entre Audifax e Vidigal nas próximas eleições municipais em 2024, durante um eventual segundo turno contra Pablo Muribeca.
Pronto Socorro do Jayme apenas uma cortina de fumaça
O atualmente prefeito Sérgio Vidigal, é um político muito habilidoso nos bastidores e ainda conta com uma grande massa de aliados devido ao uso da máquina e dinheiro público da prefeitura. Fazendo uso desses aliados, criou um movimento de reabertura do Hospital Estadual Jayme dos Santo Neves. Entretanto, como é aliado do governador Renato Casagrande (PSB), faz esse movimento através de terceiros, como por exemplo lideranças comunitárias, deputados e vereadores de sua base aliada.
Usando dessa narrativa, consegue lançar fumaça sobre sua responsabilidade com a frequente superlotação nas UPAs e empurra a pressão para o governador Renato Casagrande.
Audiência pública “Vazia”
Seguindo com a cortina de fumaça do prefeito da Serra, o deputado estadual Alexandre Xambinho (PSC), ex-aliado de Audifax e atual aliado de Vidigal, convocou uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater a eventual reabertura do pronto-socorro do Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves.
A audiência pública ocorreu no dia 9 de março e contou com a presença das mais diversas autoridades, como o secretário estadual de saúde, liderança da FAMS, vereadores da Serra e naturalmente os deputados estaduais.
O jovem deputado, que é aliado do governador e ambos sabem da manobra de Vidigal e seus aliados, Pablo Muribeca denunciou o “esvaziamento da audiência” devido à ausência de representantes diretos da prefeitura da Serra ou da secretaria de saúde municipal durante a audiência.
Os vereadores partiram para o ataque afirmando serem representantes da prefeitura naquele momento, mesmo contrariando o fato de os parlamentares fazerem parte de um poder distinto, o poder legislativo e em nenhuma hipótese poderia usurpar a representatividade do poder executivo durante uma audiência pública.
Desde então, aliados de Vidigal vêm explorando de forma midiática esse comentário de Pablo Muribeca como pretexto para criticá-lo e tentar desconstruir a imagem dele junto à população.
Verdade oculta
Apenas uma pergunta consegue dispersar facilmente a fumaça criada pelo grupo de Sérgio Vidigal.
Os aliados de Vidigal que cobram loucamente apenas a abertura do Pronto Socorro do Hospital Estadual do Jayme não possuem a mesma coragem quando o assunto é abertura da ala pediátrica do Hospital Municipal Materno Infantil. Será por quê?
Desde o início do funcionando em fevereiro de 2022, o Hospital Materno Infantil sob responsabilidade da prefeitura da Serra funciona apenas como maternidade, enquanto ala de atendimento infantil encontra sem previsão de abertura, consequentemente sobrecarregando o atendimento pediátrico nas três UPAs espalhadas pela cidade.