Na última segunda-feira (11), o Serra Noticiário foi informado sobre a preocupação de uma mãe de alunos da escola municipal EMEF Cidade Pomar, localizada no bairro Cidade Pomar, na cidade de Serra.
Por volta das 13 horas da última segunda-feira, ela gravou um vídeo denunciando a aparente falta de segurança na unidade de ensino. No vídeo, a mãe demonstra como é fácil entrar na unidade de ensino sem enfrentar qualquer tipo de restrição e menciona que a presença da Guarda da Serra tem sido insuficiente.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
“Gravei vídeos nos quais a escola do meu bairro está agindo normalmente com tudo aberto. Ontem, a Guarda Municipal só apareceu na escola depois que os alunos foram embora. Ou seja, para proteger quem? Tiraram uma foto e mandaram para o grupo tentando fazer a população acreditar que está tudo bem.” relatou a mãe à reportagem.
Vídeo publicado no Twitter SN:
Segurança será reforçada?
Diante dessa situação, a mãe exige melhorias na segurança para que seus filhos possam voltar a frequentar as aulas com tranquilidade.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A reportagem entrou em contato com a prefeitura da Serra em busca de posicionamento em relação a essa cobrança e quais medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança dos alunos e do corpo docente na escola municipal EMEF Cidade Pomar. A resposta veio por meio de uma nota genérica, que segue na íntegra logo abaixo.
Resposta da Prefeitura da Serra
A Secretaria de Educação da Serra informa que implantou o programa Educação em Alerta, que é um conjunto de medidas para ampliar a segurança da comunidade escolar. Entre as ações estão os investimentos em tecnologia, como as câmeras diretamente ligadas à central de videomonitoramento, a patrulha escolar, que conta com equipes que vão atuar exclusivamente nas escolas, realizando visitas tranquilizadoras. Equipes serão treinadas nas escolas para acionar um dispositivo de segurança, caso haja alguma intercorrência. Além disso, será ampliada a jornada de vigilantes nas escolas. Em paralelo, será reforçada a cultura de paz nas escolas, por meio do diálogo e atividades que trabalham a autoestima e o bom convívio dentro e fora da escola.
Já a Secretaria de Defesa Social (Sedes) da Serra explica, um pouco mais, que de maneira intensificou as medidas de segurança nas unidades de ensino do município. Além do videomonitoramento em tempo real e as visitas tranquilizadoras, já realizadas pela Guarda Civil Municipal em unidades de ensino com maior vulnerabilidade, a Prefeitura da Serra irá implementar um acessório denominado Educação em Alerta em creches e escolas da rede municipal. Ainda nesta semana, a Sedes irá capacitar os profissionais de cada unidade para utilizarem o recurso em caso de suspeita. Além disso, a Prefeitura ainda estuda, juntamente com a Polícia Militar, levar as ações para parte das escolas particulares existentes na cidade. Todas as medidas visam levar tranquilidade tanto para pais, quanto às comunidades escolares.
Nesta terça-feira (11), o prefeito Sergio Vidigal se reuniu com uma comissão de mães para dialogar sobre a ampliação da segurança para a comunidade escolar. Nesse encontro, entre os alinhamentos, está a criação de um canal de comunicação para denúncias entre pais e Secretaria de Educação.