Nesta terça-feira (02), a Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN), anunciou interrupção no abastecimento, devido manutenção emergencial no sistema de abastecimento de água em bairros das cidades de Fundão, Vitória e Serra. Porém nesta quinta-feira (04), por meio de nota ao Serra Noticiário, informou que motivo do corte de água foi a elevado turbidez do rio responsável pelo abastecimento.
Segundo a empresa, a medida tinha como objetivo garantir a qualidade e continuidade do abastecimento nessas regiões, mas causou interrupções temporárias no fornecimento de água. Na época, a companhia solicitou que a população economizasse água e praticasse o reuso durante o período de reparos.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Moradores dois dias sem água enfrentam dificuldades para cozinhar
Nesta situação crítica de abastecimento, moradores buscam alternativas para lidar com a escassez de água. Um morador do bairro Cidade Pomar, em Serra, contou à reportagem que, devido à falta de água em sua casa, ele foi obrigado a improvisar um churrasco para alimentar sua família, uma vez que não havia água disponível para cozinhar a comida.
O relato evidencia a situação desafiadora enfrentada pelos moradores e as medidas criativas que precisam adotar para lidar com a falta de água em suas residências.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Moradores estão reclamando
Moradores de alguns bairros relataram à reportagem a persistência da falta de água, enquanto em outras áreas o fornecimento já foi retomado, mas com qualidade duvidosa.
Diante das reclamações, nossa equipe entrou em contato com a CESAN em busca de informações sobre a normalização do abastecimento. A empresa respondeu por meio de nota.
O que diz a CESAN?
O diretor Operacional da CESAN, Thiago José Gonçalves Furtado, informou que a manutenção emergencial foi concluída. Que segundo ele, o abastecimento de água foi retomado e será gradativamente normalizado primeiro nos imóveis nas áreas mais baixas e próximas às estações de bombeamento e em seguida nas áreas mais altas e nas extremidades das redes.
Também informa que caminhões pipa estão complementando o abastecimento, basta o morador acionar a CESAN pelo telefone 115. A chamada é gratuita a qualquer hora do dia ou da noite.
E explica que a manutenção emergencial foi realizada em função da elevada turbidez na água do Rio Santa Maria da Vitória. A CESAN está realizando investimentos de R$ 61,5 milhões na melhoria tecnológica e ampliação da estação de tratamento para evitar que a turbidez na água do rio Santa Maria da Vitória prejudique o abastecimento.