A UPA de Carapina e um pronto atendimento de hospital particular em Laranjeiras, travam uma disputa por qual possui mais pacientes mofando em busca de atendimento médico
Na última semana o número de pacientes procurando atendimento aumentou nos prontos atendimento públicos e particulares no município de Serra.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Nesta tarde de terça-feira (14), o jornal recebeu vídeos de pacientes reclamando de demora para conseguirem atendimento na UPA de Carapina, conforme aparece no vídeo acima.
Já para as pessoas que pagam plano de saúde, também tiveram dificuldades para conseguirem atendimento no PA VAH da Serra, de um hospital particular, em Laranjeiras. Conforme aparece nas fotos e vídeos abaixo.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Realmente difícil de perceber nos vídeos qual pronto atendimento possui maior número de pacientes aguardando por uma consulta médica de emergência.
“Não tinha como transitar lá dentro, os médicos olham para os pacientes e receitam medicamentos sem saber, o que realmente os pacientes têm, nunca tive problemas com o SUS, mas a vários anos estou tendo sérios problemas com a SAMP” Relatou uma usuária de plano de saúde à reportagem.
Confira abaixo imagens enviadas pelos pacientes que possuem plano de saúde e alegam pagarem um valor médio de R$136,00 por mês. Mas os valores variam de 93 reais até 256 reais. Conforme relatou um outro usuário de saúde particular.
“Cheguei lá 15hrs e somente sai às 18hrs.” Relatou uma jovem a reportagem.
A administração do PA VAH da Serra
A reportagem fez contato com o grupo que administra o PA VAH da Serra. Foram 30 minutos de espera no telefone, apenas para conseguir o email da assessoria, já que não consta no site. Assessoria Vitória Apart Hospital fez contato e enviou posicionamento abaixo.
O Vitória Apart Hospital esclareceu que nas últimas 72 horas registrou um aumento muito além do normal na procura por atendimento em suas unidades, dobrando o volume de pessoas em seus Pronto-Socorro e unidades avançadas.
Houve alerta do Governo Estadual, através do do LACEN, sobre o aumento da identificação do vírus da Influenza A entre as amostras coletadas no mês de dezembro que atingiu um montante seis vezes superior ao encontrado no mês de novembro, sendo possivelmente muito dessa demanda provocada por esse vírus. Esse cenário está sendo registro em todo o país.
Para atender a essa demanda crescente e inesperada, o Vitória Apart Hospital está ampliando sua capacidade de atendimento com a contratação de médicos clínicos e pediatras para atuar nas unidades de Pronto Atendimento na Grande Vitória e no Pronto-Socorro da Serra, com intuito de dar maior celeridade à avaliação dos casos.
Vale ressaltar que pacientes com sintomas leves devem procurar atendimento ambulatorial e rede de Telemedicina, com PS Virtual, e somente dirigir-se à urgência nos casos de sinais de alerta como cansaço, falta de ar ou febre persistente.
Sobre a UPA de Carapina, a prefeitura da Serra respondeu por meio de nota:
A Secretaria de Saúde da Serra informou que, nos últimos dias, tem sido notado um aumento considerável do número de atendimentos a pacientes com síndrome gripal, tanto em Unidades de Pronto-Atendimentos (UPAs) quanto em prontos-socorros particulares. O fato foi imediatamente comunicado ao Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (Cievs/Serra) que obteve, via Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES), a constatação do aumento de resultados positivos para Influenza A, através de testes swabs (cotonete longo).
A Saúde da Serra salienta, ainda, que o município está com uma baixa taxa de imunização contra o vírus da gripe, que é de 90%, conforme preconizada pelo Ministério da Saúde. Hoje, a cobertura vacinal de Influenza no município é de 71%, para os grupos-meta, que são: idosos, gestantes, lactantes, crianças, professores e trabalhadores da Saúde.
Para fortalecer os plantões, em 4 de dezembro, a Saúde da Serra autorizou a contratação de mais médicos para as três Unidades de Pronto-Atendimentos (UPAs) – Carapina, Castelândia e Serra Sede. Em paralelo, visando ampliar a oferta de atendimento à saúde das famílias serranas, a Prefeitura da Serra reforçou seu elenco de médicos, com a contratação de 36 novos profissionais, entre generalistas, ginecologistas e pediatras.
Outras medidas emergenciais estão sendo adotadas, tais como: imunização imediata dos profissionais de saúde ainda não vacinados em 2021; alerta aos profissionais médicos e equipes de enfermagem, no momento de solicitar os swabs nasais; pedir pesquisa para coronavírus e para vírus respiratórios; em caso de aumento de profissionais com síndrome gripal, comunicar imediatamente ao Cievs/ Serra.