As operações integradas do programa Força pela Vida foram retomadas na noite da última sexta-feira (05) e na madrugada do sábado (06), como parte das ações do Movimento Maio Amarelo, que tem como tema deste ano “No trânsito, escolha a vida”.
Agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), juntamente com efetivos da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Polícia Civil e da Guarda Municipal de Vitória, participaram das blitzes realizadas nos pontos de fiscalização em Jardim da Penha e na Praia do Canto.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Durante as operações, que ocorreram das 21h de sexta-feira às 5h de sábado, foram realizados 435 testes de alcoolemia (bafômetro). Dois condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, enquanto 104 se recusaram a ser submetidos ao teste.
No total, 539 veículos foram abordados, resultando na lavratura de 195 autos de infração e na remoção de 29 veículos.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
O diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, destacou a importância da atuação conjunta dos órgãos envolvidos e afirmou:
“Essa união de forças mostra à população que estamos nas ruas realizando um trabalho de fiscalização e educação para corrigir os comportamentos no trânsito que ameaçam a vida das pessoas”.
Givaldo Vieira
Diretor-geral do Detran-ES
O major Flávio Cavatti, coordenador da operação pelo BPTran, ressaltou a relevância das operações conjuntas para garantir um trânsito mais seguro, afirmando que “juntos, nós salvamos vidas”.
Jederson Lobato, gerente de Fiscalização do Detran-ES, enfatizou que a tolerância zero à direção sob efeito de álcool é um dos princípios fundamentais dessas operações integradas, uma vez que dirigir embriagado representa um risco não só para o condutor, mas também para os demais usuários das vias.
O tema do maio Amarelo deste ano, “No trânsito, escolha a vida”, foi ressaltado por Givaldo Vieira, que destacou as consequências graves e irreversíveis que podem ser causadas pela escolha irresponsável de dirigir após consumir álcool.
Durante a operação, também foram registradas duas prisões. Maurício Gonçalves, titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, afirmou que essas abordagens são essenciais para reduzir a circulação de veículos irregulares nas vias e garantir a segurança de todos.
Programa Força pela Vida
O Programa Força pela Vida tem como objetivo reforçar a fiscalização de trânsito de forma contínua e integrada, priorizando a proteção à vida. O Comitê Integrado responsável pelo planejamento e execução das operações é composto por diversos órgãos, incluindo:
- Detran-ES, DER-ES
- Polícia Rodoviária Federal (PRF)
- Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SESP)
- Corpo de Bombeiros
- Polícia Militar (PM)
- Polícia Civil (PC)
- Secretaria da Saúde (SESA)
- Guardas Civil Municipais (GCM)
- Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES)
- Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN)
- Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-ES)
- Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (CETURB-ES)
Abaixo os dados completos da Operação “Força pela Vida” da última sexta-feira (05):
- Veículos abordados: 539
- Automóveis: 300
- Motos: 155
- Táxi/Uber: 84
- Testes de alcoolemia: 435
- Recusa ao teste do etilômetro: 104
- Embriaguez: 02
- Autos de infração confeccionados: 195
- CNHs recolhidas: 01
- Veículos removidos: 29
- 01 Termo Circunstanciado lavrado pelo crime previsto no artigo 331 do Código Penal Brasileiro (desacato), tendo o conduzido sido liberado após assinatura de termo de compromisso.
- 01 Auto de prisão em Flagrante lavrado pelo crime previsto no artigo 306 da Lei 9.503/97 (flagrante por embriaguez), tendo sido fixado fiança-crime, que foi recolhida, e o conduzido liberado.
- 01 Auto de prisão em flagrante delito pelo crime previsto no artigo 306 da Lei 9.503/97 (flagrante por embriaguez), a fiança fixada não foi recolhida e o conduzido foi encaminhado ao CTV de Viana a disposição da Justiça Estadual
Principais autuações:
- Recusa ao etilômetro: 104
- Conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado: 36
- Dirigir veículo sem possuir CNH/PPD/ACC: 07
- Permitir que tome posse do veículo automotor e passe a conduzi-lo na via a pessoa que não possua CNH ou Permissão para Dirigir: 06
- Conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança: 06
- Dirigir o veículo usando calçado que não se firme aos pés ou que comprometa a utilização dos pedais: 04
- Dirigir segurando telefone celular: 04
- Dirigir sob a influência de álcool: 02
Locais dos Pontos de abordagem:
- Avenida Dante Michelini, na entrada para o bairro Jardim da Penha
- Avenida Anísio Fernandes Coelho, próximo ao bar do Pezão, em Jardim da Penha
- Av. Saturnino de Brito, em frente ao Bob’s, na Praia do Canto