Ao longo da última semana, recebemos relatos preocupantes de pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Castelândia, Serra Sede e Carapina. As denúncias alertam sobre superlotação e demoras prolongadas no atendimento nessas unidades de saúde.
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Serra Sede
Na segunda-feira (15), uma leitora nos procurou para denunciar a situação na UPA de Serra Sede. Segundo ela, os pacientes aguardavam quase duas horas apenas para serem classificados, uma situação agravada pela superlotação constante. “Os pacientes estão esperando quase 2 horas para conseguir pegar uma classificação”, relatou a denunciante.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Castelândia
Um caso similar foi relatado no bairro de Castelândia, em Serra. Um vídeo gravado na terça-feira (16) ilustrou a situação preocupante. De acordo com um paciente, ele chegou à UPA às 17h e, mesmo após 7 horas de espera, muitos ainda aguardavam atendimento.
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Carapina
O cenário chegou a um ponto crítico na quinta-feira (18), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina, Serra. Recebemos vídeos de uma cidadã alarmada, ilustrando a atmosfera caótica da sala de espera da unidade. A superlotação tornava-se evidente e se intensificava devido à demora excessiva nos atendimentos.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
O vídeo enviado pela paciente evidencia a gravidade da superlotação. Exausta após horas de espera, a cidadã declarou que desistiria do atendimento, refletindo a frustração crescente entre os pacientes devido às demoras significativas no atendimento.
Tal situação corrobora relatos de que o sistema de saúde de Serra está passando por um colapso. Inúmeras queixas têm sido enviadas ao Serra Noticiário sobre atendimentos que duram no mínimo 5 horas. Diante deste cenário, há apelos direcionados ao Prefeito Sergio Vidigal, profissional da área médica, para que demonstre mais empatia com a situação crítica da população.
Vídeo YouTube SN:
O que diz a prefeitura sobre as UPAS?
Após receber as reclamações, o Serra Noticiário buscou contato com a prefeitura da Serra, questionando eventuais melhorias para resolver os problemas de superlotação e demora no atendimento das UPAs. A Secretaria de Saúde Municipal retornou por meio de nota, que segue na íntegra:
“A Secretaria de Saúde da Serra informa, por meio do seu serviço de Atenção Secundária à Saúde, que tem registrado um aumento significativo no número de atendimentos feitos pelas três Unidades de Pronto Atendimento do município, localizadas em Castelândia, Carapina e Serra Sede.
O aumento que, em alguns casos, pode atingir a capacidade máxima de atendimento da unidade, se deve a uma série de fatores ligados à coincidente sazonalidade de doenças, como bronquiolites, adenovírus, dengue, pneumonias nosocomias e rotavírus; o maior quantitativo de feriados nos últimos dois meses; aumento significativo no atendimento de idosos, que necessitam internação clínica; aumento significativo de pacientes classificados como de baixo risco que, por diferentes motivos buscam atendimentos nas UPAs, em detrimento das Unidades Básicas de Saúde; e também ao aumento significativo de pacientes vindos de outros municípios, alguns deles sem a devida prestação do mesmo serviço.
Uma série de medidas vêm sendo tomadas, para dar mais fluidez ao atendimento, como a suplementação do número efetivo de profissionais, a dinamização de procedimentos internos que podem acelerar o atendimento e a classificação adequada de casos por seu nível de gravidade.
É importante salientar, que as Unidades de Pronto Atendimento funcionam 24 por dia, sete dias por semana, e visam atender casos de urgência. Diferente dos atendimentos realizados nas Unidades de Saúde, Básicas ou Regionais, as UPAS não realizam acompanhamento médico contínuo dos pacientes.“
No entanto, essa justificativa não aplaca as preocupações da população. A reportagem do Serra Noticiário mantém-se atenta ao caso e promete trazer novas informações assim que disponíveis.