Nesta semana, a reportagem do Serra Noticiário recebeu uma denúncia de uma comerciante do bairro de Serra Sede, cidade de Serra, de que na famosa praça Chico Prego, diversos moradores em condição de rua teriam se apoderado do local e transformado em um verdadeiro caos. Assim, a comerciante pede providências da Prefeitura Municipal da Serra.
Comerciantes assustados com explosão no número de pessoas em situação de rua
A comerciante entrou em contato com a reportagem, compartilhando diversas imagens e vídeos da praça Chico Prego, com alguns moradores em condição de rua no local. A mulher se queixou que a praça foi tomada por esses indivíduos expulsando a vizinhança e clientes do local.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Isso porque, a comerciante relatou que essas pessoas em situação de rua usavam o local para uso e tráfico intenso de drogas, além de fazerem suas necessidades fisiológicas na rua, arrumarem brigas, discussões e agressões físicas entre eles. A mulher ainda relata que o sono na vizinhança foi comprometido, visto que esses indivíduos fazem arruaças com muita gritaria e barulho durante a madrugada.
Sendo assim, as pessoas que residem nessa região se tornaram reféns desses indivíduos em condição de rua. Já que, ninguém mais tem coragem de circular pelo local, passar um tempo na praça, ou até mesmo frequentar o comércio local. Por isso, a comerciante informou que a sua farmácia está tendo sérios problemas de faturamento pela falta de clientes.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A comerciante ainda relatou furtos na calada da noite, ameaças, indivíduos portando armas brancas como facas e machadinhas, de forma intimidadora, comprometendo a segurança de comerciantes e moradores nesta região. Todos esses fatores estão fazendo essa empresária cogitar se mudar dessa região
Vídeo Youtube SN:
Sexo explícito
No mês de março, o Serra Noticiário divulgou em primeira mão o vídeo de moradores em situação de rua transando na alameda que fica ao lado da praça Chico Prego.
Vídeo: moradores flagram moradores de rua fazendo sexo no meio da rua na Serra
Prefeitura da Serra abandonou o local
A comerciante informou que a assistência social de vez em quando comparece no local, colhe os nomes desses indivíduos, e depois nada acontece. A mulher ainda relata que a Prefeitura Municipal da Serra se preocupa com a praça apenas em datas festivas, como por exemplo a festa de São Benedito.
Nessas ocasiões, a gestão da prefeitura costuma limpar o local e deixá-lo pronto para recepcionar os frequentadores. Mas, ao decorrer do ano, o local é completamente esquecido e abandonado.
Reportagem procurou a Prefeitura Municipal da Serra
A reportagem do Serra Noticiário procurou a assessoria da Prefeitura Municipal da Serra para cobrar explicações. Em nota, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) respondeu que:
“A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informa que os serviços para a população em situação de rua diariamente realizam atendimento a grupos em situação de rua em todo território municipal, especialmente no bairro Serra Sede.
São ofertados diversos encaminhamentos na perspectiva de garantia de direitos, bem como para a superação da situação de rua, atuando na proposta de um novo projeto de vida para este sujeito.
Também são realizados encaminhamentos dos usuários para os abrigos, centros especializados de atendimento à população em situação de rua, ao CRAS, documentação civil, serviços de saúde, reinserção comunitária e familiar, entre outros.
O grupo é acompanhado diariamente pelos serviços de saúde e assistência e não atuam de forma compulsória. Além disso, o processo de saída das ruas é gradativo, considerando a singularidade de cada usuário, a situação que motivou sua ida e permanência nas ruas.
Importante ressaltar que em estudos preliminares relacionados ao perfil do grupo de pessoas em situação de rua identificasse que um grande número de pessoas com residência (domiciliadas).“
A reportagem do Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.