Uma pesquisa inédita realizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), envolvendo integrantes das polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária, dos Bombeiros e de algumas Guardas Municipais capixabas, revelou estatísticas alarmantes sobre estresse e exaustão entre os profissionais de segurança do Espírito Santo.
O estudo indica que aproximadamente 84% desses profissionais estão sofrendo de estresse.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
A pesquisa também revelou um ranking das forças de segurança mais afetadas:
- 1º Polícia Civil, com 93% de entrevistados estressados
- 2º Polícia Rodoviária Federal (PRF), com 87%
- 3º Polícia Militar, com 85%
Adicionalmente, quase 70% dos 1.600 entrevistados se encontram à beira do esgotamento, sinalizando um potencial quadro de Burnout. A pesquisa também detectou casos de depressão e ansiedade, afetando 22% e 19% dos participantes, respectivamente.
Em vista destes números preocupantes, Pedro Ferro, coordenador de Atenção à Saúde da Sesp, garante que medidas estão sendo tomadas.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
“Estamos implementando ações preventivas e intervenções diversas, incluindo oficinas de assertividade, habilidades sociais, e cuidados nas áreas cardiológicas, nutricionais e psicológicas”.
Pedro Ferro
Coordenador de Atenção à Saúde da Sesp
Ele tranquiliza a população, assegurando que todos os policiais estão recebendo o tratamento adequado.
“Estamos expandindo a rede de atendimento para abranger todo o estado, focando na prevenção da saúde mental dos nossos policiais. Nosso objetivo é assegurar que eles possam desempenhar suas funções mantendo a qualidade de vida”.
Pedro Ferro
Coordenador de Atenção à Saúde da Sesp
Esta pesquisa destaca a importância vital do cuidado com a saúde mental, não apenas para profissionais de segurança, mas para toda a sociedade.
É crucial lembrar que o estresse e a exaustão não fazem distinção e podem afetar qualquer pessoa. Por isso, buscar a orientação de especialistas sempre que necessário e investir em estratégias de prevenção e cuidados com a saúde mental são medidas essenciais. Afinal, uma mente saudável é a chave para um indivíduo, uma comunidade e uma sociedade próspera.