Muitos consumidores já passaram pela situação de querer comprar um produto, mas perceber que o limite do cartão de crédito não permite a transação. Para solucionar esse problema, as operadoras de cartão oferecem o limite emergencial de crédito, que permite autorizar compras acima do limite contratado pelo cliente.
O que é o limite emergencial de crédito?
O limite emergencial de crédito é um recurso oferecido pelas operadoras de cartão de crédito aos usuários, que garante a autorização de compras mesmo que ultrapassem o limite disponível em um valor não muito elevado. A avaliação emergencial de crédito analisa e decide se libera ou não o limite para aquele consumidor, sendo um valor extra que as operadoras oferecem para uma compra que ultrapasse a quantia.
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Como funciona a avaliação emergencial de crédito?
Geralmente, a liberação é de 10% e 20% do limite atual. Por exemplo, num limite de R$ 1000, a avaliação emergencial poderá ficar entre R$ 100 e R$ 200 extras disponíveis por tempo limitado. O limite emergencial costuma ser contratado automaticamente quando o cliente adere a um cartão. A avaliação, porém, não é obrigatória. Caso não deseje ter seu limite aumentado emergencialmente, deve-se apenas informar a instituição.
Quais são as desvantagens do uso do limite emergencial de crédito?
Caso seja usado frequentemente, pode não ser um recurso tão benéfico assim. É preciso ter cuidado, pois há um custo atrelado a essa utilização. Os clientes que recorrem a esse serviço precisam pagar uma taxa à instituição financeira emissora do cartão. Essa taxa é variável, dependendo de cada operadora do cartão de crédito. Ela pode custar R$ 10, R$ 30, R$ 60 ou mais, sendo necessário consultar o regulamento ou buscar atendimento para ter certeza dos custos envolvidos.
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É importante lembrar que essa taxa só pode ser cobrada uma vez por mês, mesmo que o cliente utilize a avaliação emergencial de crédito duas ou mais vezes no período. Além disso, ela somente pode ser cobrada quando o valor extra for realmente utilizado.