A proibição de conversões na rodovia ES-010 tem gerado grande insatisfação entre os motoristas na região de Jardim Limoeiro, na Serra. Na manhã de quarta-feira (28), novo episódio desta treta foi protagonizado pelo vereador Jefinho do Balneário (PL), fiel aliado do atual prefeito Sergio Vidigal (PDT), num ato de flagrante de vandalismo, arrancou a placa uma placa de trânsito e, consequentemente, autorizou os motoristas a realizarem a manobra considerada irregular no local.
No entanto, o vereador pode estar infringindo a lei. Furtar, amassar, pichar ou arrancar placas de trânsito é considerado um crime contra o patrimônio público, conforme o Artigo 163 do Código Penal. O ato pode resultar em pena de seis meses a três anos de detenção, além de multa.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Remover placas de trânsito não apenas danifica o patrimônio público, mas também representa um risco para os motoristas, que podem se ferir ou enfrentar acidentes mais graves devido à falta de sinalização. Ao compartilhar imagens do ato nas redes sociais, o vereador também pode ser acusado de incentivar a prática de vandalismo.
Em vídeos publicados nas redes sociais, Jefinho do Balneário manifestou sua insatisfação com a proibição e autorizou os motoristas a realizarem a manobra proibida. Em outra gravação, Jefinho levou a placa para uma região próxima à EDP e a fixou no local, alegando que esse seria o “lugar certo”.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Vídeo Instagram SN:
O início da Treta!
A controvérsia teve origem quando os motoristas que trafegam no sentido Serra-Vitória pela Avenida Guarapari, provenientes da região de Valparaíso, foram proibidos de virar à esquerda na Avenida Lourival Nunes (ES-010) para seguir em direção à Avenida Norte Sul ou continuar na rodovia em direção à Chácara Parreiral.
Para acessar novamente a ES-010, os motoristas agora devem percorrer um caminho mais longo, seguindo até o banco Banestes e virando na Rua José de Alencar, próxima à BR-101. Essa rota, além de ser mais extensa, possui vias estreitas, dificultando a circulação de caminhões e ônibus. Como resultado, a região tem enfrentado frequentes congestionamentos.
O que diz as autoridades de trânsito?
Nossa equipe procurou, o vereador Jefinho do Balneário, o Departamento de Estradas de Rodagem do Governo do Espírito Santo (DER-ES) e a Prefeitura da Serra para comentar o caso, mas até o momento, não recebemos nenhuma resposta.
Acompanhe o Serra Noticiário para mais informações sobre este caso e outras notícias importantes da região.