O deputado estadual Pablo Muribeca (Patriota), insatisfeito com a decisão da Prefeitura da Serra de utilizar as câmeras de vídeo monitoramento para aplicação de multas aos motoristas, iniciou uma petição pública para reunir assinaturas e pressionar a Procuradora-Geral de Justiça do Estado do Espírito Santo a propor uma Ação Civil Pública contra essa medida.
De acordo com o manifesto, as câmeras de vigilância que estão sendo usadas para multar motoristas estariam desviando sua finalidade original. Segundo o deputado, esses equipamentos foram inicialmente instalados para aumentar a segurança da população, monitorar pontos estratégicos do município e combater a depredação do patrimônio público, a fim de reduzir os riscos de criminalidade.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Muribeca alega que o Executivo Municipal transformou esse sistema de vigilância, antes concebido como uma ferramenta de segurança, em uma verdadeira “indústria de multas”. Além disso, o deputado argumenta que o uso indevido das câmeras fere os direitos fundamentais de intimidade e privacidade, garantidos pelo artigo 5° da Constituição Federal, trazendo prejuízos irreparáveis aos cidadãos de Serra.
Como adicionar sua assinatura ao manifesto?
A petição foi disponibilizada tanto em formato físico, para coleta de assinaturas presenciais, como online, facilitando a participação de mais cidadãos. Se você compartilha do descontentamento com a decisão da prefeitura e gostaria de apoiar essa causa, pode acessar o link da petição em: www.change.org/p/diga-não-a-indústria-da-multa-na-serra
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!