Na última semana, uma moradora do bairro São Francisco, chamada Giovana, entrou em contato com a reportagem para relatar o descaso que a Prefeitura Municipal da Serra vinha tendo com sua mãe, de 69 anos. A paciente realiza hemodiálise e precisa do transporte sanitário da prefeitura, que vem atrasando constantemente nos últimos meses, colocando em risco a saúde dessa paciente.
Transporte sanitário da Prefeitura em descaso com a população
A idosa Maria de Paula, mãe de Giovana, precisa fazer hemodiálise três vezes por semana. Para quem não sabe do que se trata a hemodiálise, é um processo que o paciente renal se submete para filtrar e eliminar as impurezas do sangue, já que os rins não conseguem mais realizar esse processo.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Portanto, a vida do paciente depende dessas sessões. A moradora relatou que o serviço de transporte da Prefeitura, o Starex não comparece no horário correto. Dessa forma, sua mãe e diversos outros pacientes chegam atrasados na clínica para realizar a hemodiálise.
A paciente Maria de Paula realiza sessões das 16h às 19h, de segunda, quarta e sexta. Porém, o transporte sempre chega depois das 16h, e traz a idosa de volta para casa muito tempo depois de ser liberada. Sua filha conta que a mão já chegou em casa por volta de 21h da noite, e por estar muito debilitada, toda essa demora em chegar na sessão e depois retornar para casa vem sendo muito desgastante e prejudicial para a sua saúde.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Atrasos atrapalham o processo de hemodiálise
Além disso, os pacientes precisam de pelo menos 4 horas de hemodiálise, mas a clínica fecha às 20h30. Portanto, em alguns casos em que esses pacientes chegam atrasados, eles não conseguem realizar todo o processo de forma adequada, o que pode acarretar prejuízos graves para a saúde dessas pessoas, inclusive, colocando sua vida em risco.
Reportagem registrou o atraso em tempo real
Nesta sexta-feira, a reportagem esteve em contato com a filha de Maria de Paula, para checar quais horários o carro da Prefeitura iria passar. A mulher conta que o transporte chegou atrasado, e sua mãe só foi chegar na clínica às 16h12, quando, na verdade, às 16h ela já deveria estar na sala iniciando a hemodiálise.
Em prints de conversa com a recepção da clínica, é possível ver que a atendente sempre está mandando mensagens e questionando o atraso da paciente.
Funcionários nem sequer dão explicações
A reportagem questionou se os motoristas do transporte davam alguma justificativa para os atrasos frequentes e a mulher contou que não recebia nenhuma explicação. Apenas chegam atrasados e pronto. Ou seja, um descaso total.
Reportagem procurou a prefeitura da Serra
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Prefeitura Municipal da Serra para colher explicações da Secretaria de Saúde sobre esse caso, mas até o momento desta publicação não obteve respostas.
Prefeito é médico! E a saúde na Serra?
Sendo assim, é mais um caso grave de descaso com a saúde no município da Serra, sob o comando de um prefeito médico de profissão. Portanto, o que se esperava era um cuidado e uma atenção maior para a gestão da saúde digno de um profissional da medicina, mas não é isso que vemos na Serra.
Atualização: vereador da Serra já está a par desse caso
Logo após a publicação deste caso, o vereador da Serra, Darcy Júnior procurou o Serra Noticiário para informar que acompanha esse caso de atrasos no transporte sanitário e, inclusive, já fez pedido de informações à prefeitura no dia 26 de junho.