Na última sexta-feira (14), a reportagem do Serra Noticiário recebeu a denúncia vinda de uma comerciante da rua Juritis, bairro Eurico Sales, cidade de Serra, de que o local estava sem água e conexão com a internet há quase uma semana, logo após a EDP realizar um trabalho e deixar diversos fios soltos, atrapalhando as conexões de Wi-Fi da região e bloqueando canos de abastecimento.
EDP deixa moradores sem conexão de internet em Eurico Sales
A proprietária de um bar e lanchonete contou para a reportagem que a EDP realizou a troca de um poste na região, o que acabou resultando em diversos fios soltos pela rua, dente eles diversos cabos de conexão de internet. Além disso, o poste teria sido instalado em cima do cano da CESAN, cortando de vez o abastecimento de água desse estabelecimento.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Com isso, as operadoras foram acionadas para corrigir os problemas, mas também acabaram atrasando, já que se tratava de uma restauração ampla dos cabos de rede. A comerciante conta que ficou cerca de 4 dias sem realizar vendas por meio de cartões.
“Eles deixaram os fios tudo solto cortaram um monte de fio. Liguei para operadora eles falaram que a gente só vai ter internet amanhã, porque eles saíram danificando os fios das operadoras tudo. Tanto Oi, quanto Vivo. Isso tudo foi serviço da EDP com serviço de prestadora de serviço da prefeitura. Deixaram um monte de lixo em cima do toldo, monte de lixo pendurado nos postes na frente dos comércios. Então assim um serviço, desculpa a palavra, bem porco e relaxado da Prefeitura e a gente tenta entrar em contato com eles, e eles não dão resposta nenhuma. Hoje é sexta-feira e desde segunda-feira a gente não tem internet o cartão não passa a gente perdendo venda”
Prejuízo para o comércio local
A mulher conta que é uma região de comércio e com a falta de Wi-Fi, muitos comerciantes perderam vendas por cartões, já que não conseguiram usar a maquininha durante toda a semana. Ou seja, o trabalho da EDP prejudicou diretamente o comércio e a população local em Eurico Sales.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Para se ter uma ideia, o estabelecimento chega a vender cerca de R$ 3 mil ao dia só de pagamentos vindos de cartões. Ou seja, um prejuízo aproximado de R$ 12 mil. Além disso, a CESAN chegou a ir no local conferir o problema, mas constatou que o trabalho seria da EDP, já que eles teriam instalado o poste em cima do cano.
No entanto, o comércio local conseguiu reparar o problema da internet por meio das operadoras, mas o problema da água parece que não vai ser fácil de resolver. Já que a EDP precisará corrigir a instalação do poste, que foi colocado exatamente em cima do cano de instalação de água do estabelecimento. Por ser um bar e lanchonete, é praticamente impossível trabalhar sem água.
“Além de ter não arrumado os fios, ainda danificaram a nossa instalação de água. A CESAN teve lá e disse que não pode fazer nada, porque a instalação ultrapassa o registro, né? E ele só pode mexer antes do registro. E com isso a gente tá sem água a nossa água tá minando por debaixo do meio fio, onde a EDP instalou o poste por cima da nossa instalação de água. Então já vai para 4 dias que nós estamos sem água, 4 dias que a gente não trabalha no nosso comércio. Hoje mesmo nós não podemos nem abrir, ontem tivemos que fechar cedo por falta d’água, a água então tá vazando por debaixo da terra e tá minando, então nossa água tá sendo jogada fora”
A mulher ainda contou que reuniu as provas do caso e pretende ir ao Procon para denunciar esse caso da EDP e reaver todos os prejuízos que o seu comércio, e muitos outros comércios vizinhos tiveram no bairro Eurico Sales na última semana.
Reportagem tentou contato com a assessoria da EDP
A reportagem entrou em contato com a assessoria da EDP para questionar o trabalho da companhia nessa região, e qual seria o prazo para que esses problemas fossem solucionados. Em nota, a EDP respondeu por meio de sua assessoria que:
A EDP informa que realiza a manutenção de seus postes e equipamentos observando todos os procedimentos de segurança, para garantir a qualidade e continuidade do fornecimento de energia elétrica aos consumidores de energia. Quando as obras envolvem substituição ou remanejamento de postes, a companhia notifica as empresas de telecomunicações/internet que compartilham a rede, de forma antecipada, sobre o cronograma e condições técnicas, para que haja a adequação da fiação de telecomunicações/internet. E, são as próprias empresas quem respondem pela operação e manutenção dos seus equipamentos.
Dito isso, no último dia 9 de julho, foi realizada a substituição de postes visando a melhoria da rede elétrica no bairro Eurico Sales, na Serra. Durante as obras, as empresas de telecomunicação – responsáveis pelos seus cabos – estavam presentes e acompanharam a execução, para assim realizarem os serviços de adequações dos seus cabos. Vale ressaltar que as intervenções nos cabos de serviços de telecomunicações/internet devem ser sempre realizadas pelas empresas proprietárias dos referidos cabos, tendo em vista o risco de interrupção na prestação dos serviços de telecomunicações/internet.
A Concessionária reforça que notificou novamente as empresas responsáveis quanto a necessidade de manutenção dos fios o mais rápido possível.
Sobre a ocorrência de uma avaria no encanamento de uma residência, logo após ser acionada pelo cliente, a companhia enviou uma equipe técnica ao local e realizou o reparo necessário.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.