Com a inauguração do novo Viaduto de Carapina programada para o próximo sábado (22), a comunidade local deve se preparar para alterações significativas no trânsito a partir de terça-feira (18).
O atual ponto de retorno para Vitória, situado em frente ao supermercado São José, será eliminado. Assim, os motoristas que precisam fazer o retorno devem seguir pela via marginal da BR-101 e utilizar o retorno próximo ao Bradesco, no cruzamento com a Avenida Carioca. Uma alternativa é usar o Viaduto de Carapina, continuar pela Rodovia do Contorno e fazer o retorno próximo ao Pavilhão de Carapina, no bairro André Carloni.
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Após a inauguração, o viaduto se tornará a principal rota de retorno e acesso para Vitória e para os bairros da Serra, como Jardim Carapina, Eurico Salles e Boa Vista II. A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (SEMOBI), entretanto, alerta para possíveis interdições parciais na rodovia e em alguns acessos nesta semana, devido às intervenções em curso no canteiro central.
Com um investimento total de R$ 76,5 milhões, a inauguração do Viaduto de Carapina, marcada para sábado (22), representa um marco importante para a mobilidade na Grande Vitória. A cerimônia de inauguração contará com diversos serviços à comunidade, oferecidos em parceria com a Prefeitura da Serra, incluindo atendimento médico, vacinação, assistência jurídica, emissão de carteira de identidade, atualização do CadÚnico e apresentações musicais.
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O viaduto, dotado de calçadas e ciclovias, também contará com uma série de melhorias, incluindo a construção de praças, uma pista de skate e a ampliação das faixas na Rodovia das Paneleiras.
Um mirante de 25 metros de altura proporcionará uma visão panorâmica da pista do Aeroporto de Vitória e de uma grande extensão da Grande Vitória. A estrutura está localizada ao longo da Avenida João Palácio, antes da entrada do Shopping Mestre Álvaro.
O complexo, que contará com quatro praças, bancos, pontos de observação e uma calçada que se estende até a região do viaduto, passou por diversas intervenções durante sua construção, de acordo com o secretário de Mobilidade e Infraestrutura Urbana, Fábio Damasceno.
Entre as melhorias implementadas estão a instalação de três faixas de tráfego por sentido, calçadas e ciclovias no sentido Vitória, calçadas no sentido Serra, além de sistemas de drenagem, paisagismo e iluminação.
A segunda fase do projeto envolveu a adição de quatro faixas de tráfego por sentido e uma faixa multiuso no canteiro central. Na etapa final, o viaduto foi construído para facilitar o acesso aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles, e foram construídas uma praça com pista de skate e um mirante.