Não é de hoje que as Unidades de Pronto Atendimento são locais tensos. Há mais de 10 anos, o Serra Noticiário traz com exclusividade o sofrimento das pessoas que buscam atendimento nas UPAs espalhadas pela cidade. O veículo de comunicação traz novamente casos de longas filas de espera, mau atendimento e falta de medicamentos adequados, que deixaram pacientes revoltados.
Caos generalizado em UPA’s da Serra
Nesta semana, foi a vez de pacientes das UPA’s de Castelândia e Serra-sede serem alvos de mais esses problemas.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
A reportagem recebeu vídeos gravados na noite de quarta-feira (19), UPA de Castelândia, onde pacientes que haviam chegado às 17h, ainda não tinham recebido atendimento quase às 23h. Sendo que, a reportagem teve acesso a um desses pacientes que afirmou ter chegado às 15h e saído somente às 22h. Ou seja, uma espera de 7h para receber atendimento.
O caso gerou revolta de pacientes e acompanhantes que começaram a reclamar no local e cobrar providências. O clima ficou um tanto hostil entre as pessoas e os guardas do local, que acabaram acionando a Polícia Militar.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Em outros vídeos, foi possível ver uma discussão entre pacientes e vigilantes do local, intermediada por policiais militares. Em seguida, a discussão teria ocorrido entre um militar e uma moça que estava no local. Pelo pouco das falas audíveis, era possível ouvir o militar questionando se ela tinha sido ofendida por alguém e que a levaria para fazer um boletim de ocorrência.
Vídeo Instagram SN:
Caso parecido em Serra-sede
Já na noite de quinta-feira (20), uma mulher entrou em contato com a reportagem para relatar a demora semelhante na UPA de Serra-sede. Além disso, o local estava sem medicamentos básicos, como soro fisiológico.
A denunciante relata que sua neta de apenas 1 ano estava desidratada e só pôde tomar uma medicação via oral no local, já que não possuíam outros tipos de medicamentos intravenosos.
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura
Como sempre, a reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a assessoria da Prefeitura da Serra para relatar os casos e cobrar explicações, mas até o momento desta publicação não obteve respostas.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.