Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#DROP NEWS

Anvisa aprova venda de autoteste para covid-19

Com aprovação da Anvisa, há uma possibilidade de muito em breve, estar disponível em farmácias os autotestes para detecção de covid-19; confira

Breno Esaki/Agência Saúde DF

Realizado a aprovação da Anvisa, foi solicitado um esclarecimento a respeito da inclusão do autoteste nas políticas públicas de testagem para covid-19 e também sobre o registro de casos positivos.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

Nesta sexta-feira (28), a agência vai publicar uma resolução os requisitos necessários para que as empresas interessadas em vender os autotestes em farmácias, deverão pedir o registro dos produtos.


  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

Entenda os requisitos

Portanto, os autotestes não poderão estar disponíveis de imediato ao público final, pois para que haja essa liberação, é necessário que seja aprovado individualmente cada produto, de cada fabricante ou importador, pela Anvisa, após realizada a análise de ampla documentação.

A diretora da Anvisa Cristiane Rose Jourdan Gomes, ressaltou que os autotestes deverão trazer clareza para o público leigo, visto que depende dessa linguagem específica e precisa para que o público mais simples entenda como colher adequadamente o material biológico e fazer o autoteste.

Aprovação

Dessa forma, a aprovação do autoteste somente ocorreu porque houve um cumprimento por parte do Ministério da Saúde de fazer com que no Plano Nacional de Expansão da Testagem, seja adicionado um capítulo falando especificamente sobre o assunto de autotestagem. Uma das exigências que foram realizadas é que os fabricantes dos produtos disponibilizem uma plataforma no qual tenha uma tecnologia QR Code, a fim de serem lançado os casos positivos.

Ainda na data de ontem (27), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que esses autotestes deverão ser disponíveis em apenas farmácias, eximindo assim qualquer responsabilidade do SUS, visto que é opcional para o interessado adquirente.

Votos

Cristiane Gomes a relatora do tema de autoteste da Anvisa, afirmou que “Não resta dúvida de que o produto do diagnóstico in vitro na forma de autoteste pode sim representar excelente estratégia de triagem e medida adicional no controle da pandemia. Principalmente neste momento em que o contágio pela doença é grande e muitas pessoas não conseguem ter acesso aos testes pelo SUS ou por laboratórios da rede privada”.

A relatora ainda disse que o autoteste tem sido elemento essencial no controle da pandemia em países como Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos, onde são, muitas vezes, disponibilizados gratuitamente.

Os demais diretores votam também favorável quanto a disponibilização do autoteste, com exceção do diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, o qual não pode estar presente na reunião por motivos de emergência de saúde na família.

O diretor Rômison Rodrigues Mota destacou que “O autoteste tem excelente aplicabilidade no contexto pandêmico, visto que permite o isolamento precoce de casos positivos e a quebra de cadeia de transmissão da covid-19”.

Preços

Com relação aos preços, ainda não há um valor estipulado, todavia, uma das preocupações é que esse produto chegue ao consumidor final, com um preço abusivo, porém, como forma de coibir essa prática, os órgãos de proteção e defesa do consumidor foram orientados a realizarem uma ostensiva vigilância, afirmou Rômison Rodrigues Mota.

+NEWS

#DROP NEWS

O Projeto de Lei visa beneficiar a população que precisa do remédio, mas não tem condições financeiras para comprá-lo

#DROP NEWS

Projeto de Lei assegura fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol para os pacientes do SUS

#DROP NEWS

A ação fiscalizou 13 estabelecimentos comerciais em Vila Velha, Cariacica e Guarapari Na manhã desta quinta-feira (10), a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor...

#DROP NEWS

A Anvisa liberou a possibilidade da comercialização de autotestes para covid-19; confira Na sexta-feira (28), a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...


Não copie, compartilhe o link