Na última sexta-feira (08), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) declarou, Estado de Alerta em todo o Espírito Santo devido à estiagem prolongada e à baixa vazão nos principais rios e cursos d’água. Essa medida reflete a crescente preocupação com a situação hídrica e possíveis racionamentos futuros.
ES entra em Estado de Alerta com escassez de chuvas
A Resolução 003/2023, publicada no Diário Oficial do Estado, estabelece medidas restritivas para diversos setores usuários da água. Isso inclui indústrias, companhias de saneamento, serviços municipais de água e esgoto, e o setor agrícola. Estas medidas visam garantir um uso mais eficiente e racional da água durante este período crítico.
Leia Mais ∎
AGERH emite estado de alerta menos de um mês após pedir estado de atenção no ES
Após declarar Estado de Atenção em 22 de novembro, a AGERH intensificou o monitoramento da situação hídrica. As recomendações iniciais focavam na economia e no uso racional da água. No entanto, com a persistência da estiagem e a continuação da baixa vazão nos rios, foi necessário intensificar as medidas, passando para o Estado de Alerta.
Agência Estadual de Recursos Hídricos declara Estado de Atenção devido falta de chuvas no ES
AGERH prevê restrições maiores caso a escassez se agrave
Fábio Ahnert, diretor-presidente da AGRH, enfatizou a atuação integrada do Governo do Estado e de instituições estaduais na gestão da escassez hídrica. A AGERH e o Sistema Alerta ES continuam a acompanhar o quadro hidrológico, estando prontos para estabelecer restrições adicionais conforme necessário.
“O Governo do Estado por meio da AGERH e de outras instituições estaduais está atuando de forma integrada na gestão da escassez hídrica que estamos vivendo. A AGERH segue monitorando intensamente os dados de vazão dos rios e estamos tomando as medidas necessárias para que tenhamos uma economia maior de água durante este período que a vazão dor rios está mais baixa. Neste estado de alerta, precisamos somar esforços para o uso racional da água”
Fábio Ahnert, diretor-presidente da AGERH,
Por fim, o Estado de Alerta permanecerá em vigor até que haja normalização da situação hídrica no Estado. Para mais detalhes, a resolução 003/2023 está disponível para consulta pública, oferecendo informações completas sobre as medidas a serem adotadas, por meio do link: agerh.es.gov.br/Media/agerh
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará mais informações assim que possível.
