Na última sexta-feira (08), um morador de Jacaraípe, mais conhecido como Antônio Pescador, entrou em contato com a nossa reportagem para relatar uma situação preocupante na Serra, principalmente para os banhistas. Em imagens, o morador registrou um córrego de esgoto indo diretamente para a praia de Manguinhos.
Morador pede soluções para esgoto sendo jogado na praia de Manguinhos
Esse morador, por frequentar muito as regiões de mares e rios e lagos da Serra, acabou se deparando com essa situação alarmante. Segundo ele, bem na entrada do bairro Manguinhos, existe esse córrego despejando esgoto diretamente na areia até o mar da praia.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Ou seja, um caso que desperta alertas em banhistas que frequentam a praia de Manguinhos. Uma vez que, precisam estar atentos aos locais desse despejo de esgoto, e saber as regiões mais seguras de poluição para entrar no mar.
Em vídeo, o morador ainda comenta sobre a parceria da CESAN com a Ambiental Serra para tratar todo o esgoto do município até 2030. No entanto, ainda existe uma parte considerável desse efluente que termina em praias da cidade.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Reportagem entrou em contato com a CESAN e Ambiental Serra
Sendo assim, a reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a CESAN e Ambiental Serra para questionar a origem desse córrego, o motivo desse esgoto não estar sendo tratado, e quais medidas para solucionar esse caso.
Em nota, a Ambiental Serra respondeu que:
“A Ambienta Serra assumiu a concessão dos serviços de esgoto de Serra em 2017 e, desde então, já foi possível elevar o índice de disponibilidade de tratamento de esgoto de 58% para 93,36%. A capacidade de tratamento do efluente passou de 236,4 para 828,5 litros por segundo no município. Os avanços no município são resultados de investimentos da ordem de R$ 416 milhões aplicados pela Ambiental Serra nos últimos anos.
Ainda que grande parte do município conta com a rede coletora de esgoto disponível na frente das residências tem-se mais de 22.056 imóveis que ainda não estão conectados na rede, despejando irregularmente o esgoto de seus imóveis.
A Concessionária não possui o poder de autuação dos cidadãos, mas com o objetivo de aumentar a adesão da população a rede coletora de esgoto, firmou em conjunto com a Prefeitura Municipal de Serra o Acordo de Cooperação Técnica nº 001/2023. O objetivo do acordo é viabilizar a conjunção de esforços entre as partes para interligação dos factíveis ao sistema de esgotamento sanitário do município”.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.