Na última segunda-feira (29), o Projeto de Resolução (PR) 24/2022, que propõe a criação da Medalha de Mérito da Guarda Municipal, foi aprovado pelos deputados. Esta medalha será concedida aos guardas municipais que se destacarem no exercício de suas funções.
Marcelo Santos (Podemos), presidente da Assembleia Legislativa (Ales), é o autor da proposta, que foi acolhida durante uma sessão extraordinária da Assembleia Legislativa.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O projeto, tramitando em regime de urgência, foi analisado pelas comissões conjuntas de Justiça, Segurança e Finanças, além da Mesa Diretora. O deputado Delegado Danilo Bahiense (PL) emitiu parecer favorável à constitucionalidade e aprovação, parecer que foi seguido pelos membros dos colegiados. Posteriormente, o relatório foi ratificado pelo plenário da casa.
Bahiense parabenizou Marcelo Santos pela iniciativa e recordou seu tempo à frente da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) durante o “aquartelamento” da Polícia Militar (PMES) em 2017. Ele destacou o papel crucial desempenhado pelas guardas municipais naquela ocasião.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
“A salvação da população foram as guardas municipais, em especial as de Vila Velha, Vitória e Serra”, afirmou.
Justificando seu voto, Lucas Scaramussa (Podemos) enfatizou a atuação crucial das guardas municipais para a segurança pública. “A medalha reconhece o papel fundamental na proteção de bens, serviços e pessoas em cada município do Espírito Santo. Será um grande orgulho entregar essa medalha a esses homens e mulheres que têm prestado um excelente serviço de segurança pública”, disse.
Como se trata de um Projeto de Resolução, a proposta deverá ser oficializada pela Mesa Diretora da Ales.