A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) participou na última segunda-feira (19) de uma reunião estratégica com a diretoria da ArcelorMittal, maior produtora de aço do mundo, para discutir o plano de investimentos na unidade ArcelorMittal Tubarão, localizada no Estado. O encontro, conduzido pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Santos (União), contou também com a presença do líder da bancada federal capixaba, deputado Da Vitória (PP), e teve como foco debater os impactos econômicos e as oportunidades geradas pelo novo aporte.
ArcelorMittal com investimento de 4 bilhões até 2029 no ES
Recentemente, a ArcelorMittal anunciou um ambicioso plano de investimento de aproximadamente R$4 bilhões na unidade capixaba, com previsão de início das operações em 2029. O projeto tem potencial para gerar cerca de 2,5 mil empregos diretos durante a fase de implantação e criar aproximadamente 450 postos de trabalho permanentes após o início das atividades. Esse investimento representa um marco para o setor produtivo do Espírito Santo, fortalecendo a cadeia industrial e impulsionando a economia local.
Leia Mais ∎
Durante o encontro, a diretoria da empresa destacou alguns desafios para a concretização do projeto, especialmente no que diz respeito à proteção contra o excesso de importações de aço estrangeiro, que pode prejudicar a competitividade do produto nacional. Os parlamentares presentes reforçaram o compromisso em defender o fortalecimento da indústria capixaba e garantir condições favoráveis para a execução do plano.

Marcelo Santos destaca importância do investimento para o ES
O presidente da Ales, Marcelo Santos, enfatizou a importância do investimento para o desenvolvimento econômico do Estado.
“Estamos falando de oportunidades reais de emprego e desenvolvimento para os capixabas. É nosso dever colaborar para um ambiente político e institucional que ofereça segurança à nossa indústria diante de desafios como a concorrência dos importados”
Marcelo Santos
Presidente da ALES
Ele também destacou que o papel da Assembleia é ampliar os investimentos, gerar empregos e aumentar a competitividade do aço produzido no Espírito Santo. Para Marcelo Santos, a iniciativa da ArcelorMittal não apenas fortalece o setor industrial, mas também gera impactos positivos em toda a cadeia produtiva. Assim, beneficiando fornecedores, prestadores de serviços e a população em geral.
O Serra Noticiário continua acompanhando as atividades da ALES de perto e trará novas informações assim que possível.
