Na última quinta-feira (23), mães de alunos da EMEF Abrahão Gomes de Araújo, em Barcelona, na Serra, registraram vídeos e fotos de estudantes aguardando do lado de fora sob chuva à espera da abertura dos portões. Segundo responsáveis, haveria uma determinação da Secretaria Municipal de Educação da Serra (SEDU) que impede a entrada antes do horário previsto, o que deixaria crianças e familiares expostos ao sol e à chuva.
Alunos aguardam abertura do portão sob chuva na Serra
Em um vídeo gravado por uma mãe de aluno, era possível ver uma grande concentração de alunos na porta da escola Abraão no aguardo da abertura do portão. Alguns alunos se aproveitaram da cobertura próxima do portão para se proteger, outros pais estavam de guarda-chuva, enquanto a outra maioria permaneceu debaixo de chuva. Os alunos que não tinham com que se proteger, usavam suas próprias mochilas e as toucas do casaco como capa de chuva.
Leia Mais ∎
Com isso, crianças e responsáveis ficam expostos ao sol e à chuva sem acesso a um espaço seguro enquanto aguardam o início das atividades escolares.
“Ó, chuva, e as crianças todas na chuva aqui no Abraão. As crianças não podem entrar, porque é norma da SEDU. Ó, chovendo. Todas as crianças na chuva. Quando é sol, é sol. Quando é chuva, é chuva.”
Mãe de aluno
A situação, registrada em vídeo por moradores, repercutiu rapidamente nas redes sociais e chamou a atenção do deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos).
Pablo Muribeca criticou atitude da escola
Após receber as denúncias, o parlamentar publicou um vídeo na sexta-feira (24) cobrando providências da gestão escolar e da Secretaria de Educação:
“Nenhuma criança pode ficar na rua, muito menos na chuva, esperando o portão abrir. É uma questão de humanidade, de empatia e de cuidado com nossos alunos.”
Pablo Muribeca
Deputado Estadual
Muribeca afirmou ter solicitado formalmente à direção da Escola Abraão que avalie o ocorrido e adote medidas preventivas para evitar a repetição do episódio. Ele destacou que a cobrança parte diretamente das famílias e reforçou o papel do Legislativo na fiscalização:
“Nosso papel é fiscalizar, propor soluções e garantir que o poder público trate nossas crianças com respeito e cuidado.”
Pablo Muribeca
Vídeo Instagram:
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Diante dessa situação, na última segunda-feira (27), a reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Prefeitura da Serra.
Prefeitura da Serra se pronunciou sobre o caso
Somente, nesta quarta-feira (29), a Prefeitura da Serra respondeu nossa reportagem esclarecendo que, conforme o Regimento Referência e a Portaria de Calendário Escolar, as escolas municipais iniciam suas atividades às 7h e às 13h, horários em que os portões são abertos. Em situações excepcionais, as equipes são orientadas a acolher alunos e familiares da melhor forma possível, respeitando as condições do momento e o início da jornada dos profissionais nesses mesmos horários.
Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura da Serra informa que o Regimento Referência das unidades municipais de ensino e a Portaria de Calendário Escolar estabelecem o início do funcionamento das escolas às 7h e às 13h. Por essa razão, os portões são abertos nesses horários.
Em eventuais situações adversas, as equipes são orientadas a acolher estudantes e familiares da melhor forma possível, dentro das condições disponíveis, considerando que a jornada dos profissionais também tem início nesses horários.”
Muribeca afirma que problema foi resolvido
Após a ampla repercussão do caso nas redes sociais, inclusive no perfil próprio do deputado Muribeca, na última quarta-feira (29), o parlamentar fez outra publicação sobre o tema. Em vídeo, Muribeca expôs algumas mensagens de uma seguidora em seu perfil do Instagram, afirmando que a escola adotou novas medidas.
De acordo com uma seguidora do parlamentar:
“estava um circo armado lá esperando que você (Pablo Muribeca) aparecesse. Até a polícia e SEDU a escola chamou. Colocou os professores para chegarem cedo, e todas as crianças que iam chegando eles já estavam mandando entrar.”
Seguidora
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará atualizações assim que possível.
