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Após 9 anos de concessão no ES, Eco101 protocola pedido para abandonar BR-101

A concessionara reiterou que todos os serviços continuarão a ser prestados normalmente, de forma a preservar o interesse e a segurança dos usuários

Foto: Eco101

Na última sexta-feira (15), a empresa Ecorodovias responsável pela concessionária Eco101, protocolou na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o pedido trata-se de um pedido formal para adesão ao processo de relicitação, que compreende a extinção de forma amigável do Contrato de Concessão e um Termo Aditivo ao contrato de Concessão com novas condições contratuais até a nova licitação, conforme a nota divulgada pela empresa.

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Em 2012, a Eco101 venceu a licitação para concessão de 446 quilômetros da BR-101, assumiu após assinatura do contrato em 17 de abril de 2013, referente no trecho compreendido entre a divisa do estado do Rio de Janeiro com o Espírito Santo até o entroncamento com a BA-698, no estado da Bahia. A concessão para administrar, duplicar e conservar a BR-101 tem duração de 25 anos.

Mas a Eco101 somente assumiu de fato a concessão no ano de 2014, após longa disputa judicial, provocado pelo segundo colocado no leilão, o Consórcio Rodovia Capixaba.

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Nos primeiros 5 anos de concessão metade da rodovia deveria estar duplicada, o que não ocorreu. Na época, a concessionária enviou à ANTT novo plano de obras em que previa a duplicação de apenas 12 Km da Br-101 até 3 anos após o fim do contrato de concessão e criação de cerca de 50 km de faixa adicional nos trechos em que julgar necessário.

Especulações alegam que a manobra realizada pela empresa visa concorrer na nova licitação, em busca de melhores condições.

Nota na íntegra divulgado pela EcoRodovias:  

Foto: Eco101

O governador do ES Renato Casagrande demostrou preocupação com possíveis novos atrasos nas obras de duplicação da BR-101

De acordo com o governador, foi informado na última sexta-feira (15) pelo diretor-presidente da Eco101, Alberto Lodi, da desistência da concessão do trecho da BR-101 no Espírito Santo e está em contato com o Ministério da Infraestrutura, com a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) e com a Bancada Federal Capixaba para buscar caminhos para amenizar o impacto desse acontecimento.

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