Na manhã da última segunda-feira (01), um grupo formado por aprovados no concurso da Guarda Municipal da Serra de 2023 realizaram um protesto pelas ruas do município para exigir a nomeação imediata dos 88 agentes ainda não convocados. O ato, organizado pela Comissão dos Aprovados, começou por volta das 8h na Rodovia Norte Sul, na altura de Jardim Limoeiro e terminou em Laranjeiras, reunindo candidatos, familiares e representantes sindicais.
A reportagem do SN entrou em contato com a Prefeitura Municipal da Serra (PMS) pedindo explicações e alguma previsão de quando esses aprovados serão nomeados. Mas, até o momento desta publicação, a PMS não se manifestou.
Leia Mais ∎
Promessa de campanha não cumprida, dizem manifestantes
Do total de 150 convocados para o curso de formação, 138 concluíram o treinamento com êxito em 31 de janeiro de 2025. No entanto, até hoje, apenas 50 foram nomeados, em cerimônia que ocorreu no dia 18 de agosto — e 45 já tomaram posse. Os demais permanecem em estado de espera há quase dez meses, sem previsão oficial de chamamento.

Os manifestantes destacam que a nomeação integral dos aprovados foi uma promessa explícita do prefeito Weverson Meireles (PDT) durante a campanha eleitoral de 2024. Promessa essa que gerou uma grande faixa no protesto exibindo a mensagem:
“Prefeito, cumpra sua promessa! Nomeação imediata de todos os aprovados no concurso da GCM Serra Já!”.
Vídeo Instagram SN:
Prejuízo ao município e desatualização do efetivo
Os aprovados ressaltam que o município investiu mais de R$ 3 milhões na formação dos candidatos, mas mantém esse recurso ocioso. A Serra, com cerca de 580 mil habitantes, é o maior município da Grande Vitória e, paradoxalmente, possui o menor efetivo de guardas municipais em atividade na região.

Além disso, os manifestantes reforçam que a implantação da Guarda Municipal 24h, prometida pela gestão, dependeria justamente desse reforço no efetivo.
Dessa forma, os aprovados no concurso argumentam que, enquanto a cidade sofre com a criminalidade, o conhecimento técnico adquirido durante o curso de formação se desgasta com o tempo sem atuação prática.

Aprovados já haviam realizado outros protestos na Serra
Esse não foi o primeiro protesto por parte dos aprovados no concurso da GCM. No dia 26 de maio, os aprovados se reuniram em frente ao prédio da Prefeitura da Serra, acompanhados do vereador Agente Dias (Republicanos) e do Deputado Estadual Pablo Muribeca (Republicanos) cobrando a nomeação dos aprovados.

Naquela ocasião, nenhum dos aprovados havia sido nomeado até então. Dois dias após o protesto (28 de maio) a prefeitura publicou a nomeação de 50 agentes no Diário Oficial.
Três dias após a primeira nomeação, os candidatos realizaram um protesto no dia 31 de maio, criticando a nomeação parcial dos aprovados no concurso da Guarda da Serra.
Sindicato acompanha e aponta cumprimento parcial do edital
O presidente do Sigmates (Sindicato das Guardas Municipais do ES), Manoel Luiz Abreu, que acompanha o caso, afirma que a Prefeitura cumpriu o edital ao dobrar a primeira chamada — de 24 para 40 aprovados — e que informou ao sindicato que os demais serão chamados ao longo de 2026.
A comissão dos aprovados afirma que, durante reunião realizada em agosto, com a presença do prefeito e do comandante da Guarda, Diego Nascimento, foi informado que os 88 restantes seriam nomeados até janeiro de 2026.
No entanto, em nova reunião na última sexta-feira (29), representantes da Prefeitura — já sem a presença do prefeito — sinalizaram que a convocação só ocorrerá após o primeiro trimestre de 2026, segundo relato da candidata Ana Paula Oliveira, integrante da comissão.
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Diante das manifestações, na última segunda-feira a reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra para questionar se:
- A administração municipal está ciente do novo protesto realizado pelos aprovados na manhã de 1º de dezembro?
- Quais são os motivos para a não nomeação dos 88 candidatos restantes?
- Existe uma previsão oficial para a convocação dos demais aprovados?
- O compromisso público de nomear todos os aprovados ainda está mantido pela gestão?
- Existe previsão da implementação da Guarda da Serra 24h?
No entanto, até o momento desta publicação não obtivemos respostas.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará atualizações assim que possível.
