Na última quinta-feira (28), a Secretaria de Educação de Aracruz (SEMED) marcou participação no 1º Fórum Nacional de Segurança Escolar, no Auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), localizado na cidade de Vitória.
Com o tema “Educação e Segurança: Planejando um Ambiente Escolar Seguro”, visa à troca de experiências e à evolução das medidas de proteção em instituições educativas em todo o território nacional.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O Governo do Estado realiza o fórum, e as Secretarias de Educação (SEDU) e de Segurança Pública e Defesa Social (SESP), em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), organizam o evento.
O fórum então terá a participação de especialistas em segurança, educadores e profissionais de diversas áreas em um diálogo intersetorial sobre a relevância da proteção no ambiente escolar. Painéis de discussão enfocam as vivências e iniciativas do Espírito Santo, bem como de outros estados.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Plano Estadual de Segurança Escolar
Este fórum está alinhado com as Diretrizes Preventivas do Plano Estadual de Segurança Escolar, apresentado em abril pelo governador Renato Casagrande. “O Espírito Santo é precursor em instituir um plano tão específico, abordando ações imediatas e futuras. Este surgimento decorre do incidente ocorrido no ano passado em novembro. Portanto, nosso propósito é consolidar um espaço acadêmico cada vez mais protegido, o que requer a conjugação de esforços para incutir a cultura de paz no ambiente escolar”, frisou a secretária da SEMED, Jenilza Spinassé.
Confrontos Extremos nas Escolas
Assim no primeiro dia do evento (28), o foco foi o painel “Confrontos Extremos nas Escolas”, conduzido pela Dra. Telma Vinha, professora da UNICAMP e especialista em Educação.
Integram este painel a delegada Quésia Pereira Cabral, especialista em Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e Yann Evanovick Leitão Furtado, coordenador-geral de Política Educacional para a Juventude do Ministério da Educação. Outros painéis terão contribuições de especialistas do Espírito Santo, Pará, Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Leia também: Governo capixaba cria linha de crédito para incentivar jovens empreendedores
Então, o evento tem como público-alvo gestores e profissionais das áreas de educação e segurança pública de todo o Brasil, com cerca de 200 participantes de 17 estados e 51 municípios do Espírito Santo.
Assim, o Fórum Nacional de Segurança Escolar também está acontecendo nesta sexta-feira (29), e se destaca por permitir a união de informações entre educadores e especialistas de todo o Brasil, promovendo estratégias e práticas otimizadas de segurança em ambientes de ensino.