Fernanda Ferreira Corrêa, uma talentosa artesã da Serra, fez história como a única representante da cidade na Expofavela, um evento de negócios e empreendedorismo realizado em São Paulo.
O evento então, é conhecido por seu foco no desenvolvimento econômico e social das comunidades. Moradora do bairro de Feu Rosa, Fernanda se destacou por sua habilidade única na confecção de peças de crochê, incluindo vestidos e saídas de praia, que ressaltam sua criatividade e dedicação ao artesanato.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Assim, sua habilidade e criatividade a levaram a participar de várias feiras, incluindo a edição da Expofavela no Espírito Santo, onde se destacou entre 60 expositores escolhidos entre 600 candidatos. Sendo assim, a experiência terminou em sua seleção para compartilhar sua jornada de empreendedorismo na edição paulista da Expofavela, atraindo atenção nacional.
“Representei o município da Serra e o artesanato capixaba em um evento de escala nacional. A experiência foi incrível e surreal. Jamais imaginei atingir esse patamar com meu trabalho e representar tantas artesãs da Serra. A favela é potência”.
Fernanda Ferreira Corrêa
Artesã e empreendedora
Dessa forma, a jornada da artesã exemplifica os atributos essenciais para um empreendedorismo bem-sucedido: criatividade, dedicação e disposição para correr riscos. Um passo crucial que ela tomou foi a formalização de seu negócio.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Então, no início do ano, Fernanda formalizou-se como Microempreendedora Individual (MEI) no Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa, um espaço gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (SEDEC), que oferece apoio a pequenos e microempreendedores.
Projetos de Fernanda
Olhando para o futuro, Fernanda planeja criar uma cooperativa de artesãs, visando aumentar a produção para atender a crescente demanda.
“A Expofavela criou uma rede de conexões com outros empreendedores. Meu objetivo agora é formar uma cooperativa com mulheres que desejam empreender no crochê”.
Fernanda Ferreira Corrêa
Artesã e empreendedora
Para os que desejam seguir os passos de Fernanda, o Ciampe, localizado na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, em Portal de Jacaraípe, oferece recursos e apoio. Interessados podem entrar em contato pelo Whatsapp: (27) 98182-0162
Ricardo Pandolfi, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, realça a importância do empreendedorismo feminino.
“A história de Fernanda é uma inspiração e um exemplo do potencial do empreendedorismo feminino na Serra, uma área na qual a administração municipal vem investindo por meio de capacitações e suporte financeiro.”
Ricardo Pandolfi
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo
Quer conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Artesã, basta visitar o perfil de sua loja Aloha Crochetaria no Instagram por este link: (Aloha Crochetaria)
Santander lança plataforma para facilitar a abertura de CNPJ para MEI de totalmente gratuita