Nesta quinta-feira (28), o município de Itapemirim, na região Sul do Espírito Santo, recebeu 4.300 mudas de maracujá por meio do Projeto Arranjos Produtivos. A ação beneficiou cerca de 20 agricultores familiares da região, que agora terão a oportunidade de diversificar e aumentar a produção de frutas com alto potencial de mercado.
Presidente da ALES participa do Projeto Arranjos Produtivos
A escolha do maracujá se deu pelo clima favorável da região, com microclima adequado, influência marítima e solo arenoso, fatores que prometem garantir uma produção de alta qualidade, especialmente para a indústria de polpas e doces.
Leia Mais ∎
O evento contou com a presença do deputado Marcelo Santos (União Brasil), presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), que destacou a importância do suporte técnico e do acompanhamento contínuo aos agricultores. Segundo ele, essas ações são fundamentais para o sucesso do projeto, garantindo que os produtores possam aproveitar ao máximo o potencial das mudas entregues.
“É muito legal saber que nós estamos podendo melhorar a vida das pessoas, em especial do homem e da mulher do campo. O agricultor familiar precisava de suporte técnico e nós levamos; precisava de suporte técnico e nós estivemos presentes; precisava de acompanhamento e nós estivemos presentes. Agora eles conseguem produzir mais, com qualidade, e conseguem colocar o seu produto em todo o Espírito Santo”
Marcelo Santos, presidente da ALES
Assim, José Carlos Moreira, um dos fruticultores beneficiados, recebeu aproximadamente 400 mudas. Ele está otimista com a iniciativa e acredita que, com o suporte técnico oferecido, sua produção terá um salto de qualidade e produtividade.
Dessa forma, o Projeto Arranjos Produtivos é uma iniciativa da Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa em parceria com o governo do Estado e as prefeituras locais. Retomado em 2023, o projeto já atendeu mais de 20 mil agricultores familiares em diversas regiões do Espírito Santo, distribuindo mudas de uva, cacau, aroeira, pupunha, acerola e, agora, maracujá.
Por fim, além da entrega das mudas, o projeto oferece assistência técnica diretamente nas plantações, orientando os agricultores sobre o plantio, cultivo e colheita, garantindo, assim, melhores resultados na produção agrícola.
O Serra Noticiário continua acompanhando a agenda da ALES de perto e trará novas notícias assim que possível.
