A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) conquistou o primeiro lugar no ranking nacional de transparência. A instituição atingiu 100% de transparência ativa, reconhecimento concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON). Entre todos os poderes do estado e as Assembleias do país, a Ales destaca-se como a instituição mais transparente.
ALES conquista primeiro lugar no ranking de transparência nacional
A princípio, esse índice foi alcançado por meio de ferramentas que facilitam o acesso à informação, como o Portal da Transparência e o aplicativo InterAles. Com o aplicativo, a população acompanha processos legislativos em tempo real, além de sugerir leis e opinar sobre projetos.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Já o Observatório do Legislativo, outra plataforma interativa, permite acesso a dados sobre projetos em tramitação e emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), melhorando a transparência no processo legislativo.
Presidente da ALES destaca que ranking é motivo de orgulho
Dessa forma, para o presidente da ALES, deputado Marcelo Santos (União Brasil), o reconhecimento nacional reflete o compromisso da instituição com a cidadania. O parlamentar ressaltou que a transparência é uma responsabilidade com os capixabas.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
“A transparência é mais do que uma obrigação legal; é um compromisso com a cidadania. Sermos reconhecidos como a Assembleia mais transparente do Brasil e o Poder mais transparente do Espírito Santo é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade para continuar avançando e inspirando outros estados a seguirem esse caminho”
Marcelo Santos, presidente da ALES
Por fim, o deputado ressaltou que a conquista do Selo Diamante, um avanço em relação ao Selo Ouro recebido anteriormente, é resultado do esforço coletivo de todos os envolvidos no Legislativo estadual.
O Serra Noticiário continua acompanhando as ações da ALES de perto e trará novas informações assim que possível.