A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) distribuiu mais de 20 mil mudas para pequenos agricultores do estado, fortalecendo a agricultura familiar e a economia capixaba. O projeto, chamado Arranjos Produtivos, já beneficiou mais de 25 mil produtores em diversas regiões do Espírito Santo. Com a entrega de mudas de pupunha, maracujá, mandioca e morango, a iniciativa visa diversificar a produção agrícola e fomentar o desenvolvimento local.
ALES apoia pequenos agricultores entregando mudas de plantas
Entre quarta e quinta-feira, os produtores das cidades de Vila Pavão, Águia Branca, Vila Valério, São Domingos do Norte, Mantenópolis, Anchieta, Piúma e Colatina foram contemplados com as mudas. Além disso, Colatina recebeu estufas para o cultivo de morangos, incentivando o agroturismo e beneficiando a produção local.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Para o deputado Marcelo Santos (União Brasil), presidente da Assembleia, o verdadeiro valor do projeto vai além dos materiais entregues, incluindo o conhecimento técnico repassado aos agricultores.
“O verdadeiro legado que deixamos é o conhecimento transmitido pelos nossos técnicos. Este projeto não se resume apenas a um número de mudas ou equipamentos; estamos construindo uma base sólida para o futuro da agricultura familiar capixaba”
Marcelo Santos, presidente da ALES
Segundo a secretária da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga, a instalação das estufas ajudará mulheres da região a aumentar a produção de morangos. “As estufas fortalecem o agroturismo e incentivam o beneficiamento em escala maior. Esse é um importante passo para a agroindústria local”, completou Costalonga.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A escolha das espécies entregues considerou o clima de cada região, favorecendo a produção. Segundo o técnico Dario Meriguete, as culturas selecionadas são essenciais para a agroindústria local e para a produção de polpas e conservas.
Para o agricultor Silvio José Trindade Alvin, o apoio da Assembleia é fundamental. “Para nós, pequenos produtores, diversificar a produção é o caminho para uma colheita mais sustentável. Com essa ajuda, temos mais chances de crescer”, afirmou o agricultor.
Presidente da ALES reforçou convite para a Feira da Agroindústria
Ao fim das entregas, o deputado Marcelo Santos convidou os produtores para a Feira da Agroindústria – Raízes do Campo, que será realizada de 5 a 8 de novembro na Assembleia Legislativa. O evento contará com palestras, oficinas e cursos gratuitos, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização da agroindústria local.
Lançado em 2023, o Arranjos Produtivos integra teoria e prática para apoiar a agricultura familiar, com o apoio do governo estadual, prefeituras e instituições parceiras.
O Serra Noticiário continua acompanhando a agenda da ALES de perto e trará novas informações assim que possível.