A disputa pela Prefeitura da Serra em 2024 já movimenta os bastidores políticos, com possíveis alianças para o segundo turno sendo ventiladas entre antigos rivais. O ex-prefeito Audifax Barcelos (PP), que lidera as pesquisas com 39% das intenções de voto, afirmou recentemente que poderá pedir apoio ao atual prefeito Sérgio Vidigal (PDT), caso o candidato do PDT, Weverson Meireles, não avance para o segundo turno.
A pesquisa mais recente do IPEC, divulgada em 2 de setembro, coloca Audifax à frente, seguido pelo deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) com 28%. Weverson, que conta com o apoio direto de Vidigal, aparece em terceiro lugar com 14% e precisa ultrapassar Muribeca para garantir sua vaga na próxima fase da eleição.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Possível aliança entre Audifax e Vidigal
Em declaração feita à coluna da jornalista Letícia Gonçalves, logo após a sabatina realizada por A Gazeta e CBN Vitória. Audifax disse que não teria dificuldades em pedir o apoio de Vidigal no segundo turno, apesar das divergências históricas entre os dois, que já foram aliados e hoje são adversários políticos. Os dois políticos têm um longo histórico de rivalidade, sendo os únicos que governaram a Serra nos últimos 27 anos.
“Considero que sou o candidato mais experiente, que conhece de verdade a cidade e é o mais preparado. Então é natural que as pessoas possam nos apoiar em determinado momento. Creio que é isso que vai acontecer com os atores políticos da Serra e de fora da Serra também“, afirmou o ex-prefeito à coluna Letícia Gonçalves.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
“Não tenho dificuldade de pedir apoio a ninguém, não tenho dificuldade de pedir voto a ninguém. Se tiver que conversar, converso.“
Audifax Barcelos
“O atual prefeito (Vidigal) me conhece, conhece meus pontos de vista, meus princípios e os resultados para a cidade.”
Vidigal aposta tudo em Weverson
Vidigal, atualmente em seu quarto mandato como prefeito da Serra, decidiu não concorrer à reeleição e está apostando todas as suas fichas em Weverson Meireles. Recentemente, ele afirmou que a cidade precisa de renovação e que seu candidato representa a “sabedoria da experiência com a inovação da juventude“.
No entanto, se Weverson não conseguir avançar, o apoio de Vidigal pode se tornar um ponto chave para o resultado final das eleições. Por enquanto, o atual prefeito concentra todos os esforços em garantir que seu candidato, Weverson, chegue à próxima etapa do pleito.
Antigos aliados: Audifax e Vidigal juntos contra Muribeca?
Apesar de ainda não haver definição sobre o segundo turno, uma possível aliança entre Audifax e Vidigal surpreender, dado o histórico de rivalidade entre os dois nos últimos anos. Na política, a expressão “até boi pode voar” é muito utilizada no para ilustrar os casos em que rivais históricos se unem contra um novo adversário.
Entretanto, um eventual apoio de Vidigal a Audifax não parece tão impossível, considerando a postura do candidato Pablo Muribeca, que construiu sua breve carreira política com intenso engajamento nas redes sociais por meio de duras críticas à administração de Vidigal.
Por outro lado, nos últimos dias, em meio ao desespero para tentar chegar ao segundo turno, os apoiadores de Weverson vêm intensificando os ataques contra Muribeca nas redes sociais e em grupos de mensagens. Essa ação pode afastar ainda mais um possível pedido de apoio por parte de Muribeca ao grupo de Weverson/Vidigal.