Na tarde da última quarta-feira (10), equipes do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do 6º Batalhão da Polícia Militar (PMES), apreenderam mais de 37 quilos de maconha durante uma operação no bairro Hélio Ferraz, no município da Serra. Um sujeito foi detido com parte do material. A ação aconteceu em uma área de mata próxima à Rua Rio Doce, região conhecida pelo intenso tráfico de drogas.
De acordo com as equipes que atenderam a ocorrência, a ação fez parte da Operação Força e Presença, que contou com o apoio de nove cães farejadores especialistas na detecção de armas e drogas (Uzzi, Musashi, Zeus, Pajé, Fúria, Nix, Mutante, Sindy e Uthara) e do efetivo do Estágio Operacional do BAC, e ocorreu após o setor de inteligência repassar informações sobre a presença de criminosos armados que controlavam o tráfico na região.
Leia Mais ∎
Área cercada
Sendo assim, ao chegarem ao bairro, as equipes se dividiram em patrulhas que foram distribuídas em vários pontos do bairro para realizar um cerco e impedir possíveis rotas de fuga de indivíduos que atuam no tráfico na região.
As equipes iniciaram as buscas, pois as informações do serviço de inteligência indicavam que os traficantes estariam escondendo drogas na mata às margens da área pertencente à empresa Vale. Durante o patrulhamento, militares visualizaram um indivíduo saindo da vegetação carregando uma sacola. O suspeito demonstrou nervosismo ao notar a presença dos militares e tentou retornar para a mata, mas foi abordado.
Grande apreensão de maconha
Durante a revista pessoal, nada ilícito foi encontrado com o suspeito. No entanto, ao verificarem o conteúdo da sacola, os militares localizaram dois tabletes de maconha pesando cerca de 1,5 quilo, além de uma balança de precisão. O indivíduo recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia Regional da Serra.
Após capturarem o sujeito, os militares iniciaram uma varredura na área de mata com o apoio dos cães farejadores, que tiveram papel fundamental na localização de grande quantidade de entorpecentes enterrados no terreno. O cão Musashi encontrou 36 tabletes de maconha. O cão Pajé localizou uma sacola enterrada contendo 320 unidades de maconha embaladas e prontas para comercialização. Já a cadela Sindy encontrou uma mochila escondida com mais cinco tabletes.
No total, as equipes apreenderam 43 tabletes e 320 unidades de maconha, somando mais de 37 quilos de drogas. Todo o material foi recolhido e levado para a Delegacia Regional da Serra, além do sujeito detido entregue ao delegado de plantão.

Local dominado pelo PCV
Ainda conforme os policiais militares, a região onde as drogas foram encontradas é dominada pela facção Primeiro Comando de Vitória (PCV). Os militares também destacaram que o ponto onde o suspeito foi abordado fica próximo à praça do bairro e a uma unidade de ensino infantil, o que reforça a importância da repressão ao tráfico na área.
