Na última sexta-feira (01), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra (SEMMA), por meio do Departamento de Saneamento Ambiental (DAS), publicou um relatório de balneabilidade (qualidade da água), identificando 21 pontos de praias da Serra seguros para o banho de mar.
Relatório das praias impróprias para o banho
O relatório, que mantém sua validade até o próximo dia 8, surgiu do monitoramento criterioso realizado em 26 locais. Conforme o relatório, cinco destes locais ainda não são propícios para banho, incluindo a foz do rio Reis Magos, Barrote (na praia de Jacaraípe), foz do Irema, foz do Córrego Maringá e a Lagoa de Carapebus.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
De acordo com a SEMMA, é fácil identificar a qualidade da água em cada ponto de estudo, graças às placas de sinalização estrategicamente instaladas nos locais de coleta. Além disso, para ter acesso ao relatório completo, este está disponível online neste link: (Balneabilidade das Praias da Serra)
Sendo assim, o Departamento de Saneamento Ambiental aconselha os banhistas a seguirem as recomendações do relatório, evitando o banho em áreas classificadas como impróprias. Conforme o departamento, a exposição à água nestas regiões pode representar um risco significativo à saúde.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Recomendações para os visitantes
- Manter distância de rios e córregos que deságuam nas praias
- Evitar áreas próximas à foz de rios e córregos, especialmente após chuvas intensas
- Ter cuidado para não ingerir água do mar, com uma atenção especial a crianças e idosos
Este cuidado e vigilância asseguram que os habitantes e visitantes que forem às praias da Serra possam desfrutar das belezas naturais com mais segurança e tranquilidade.
Parque da Cidade terá feira de adoção de pets do Projeto ARCA