O vazamento de dados poderá acarretar várias sanções para a empresa como multas, suspensão ou até exclusão
Ontem dia (03), foi noticiado que, dados de 2.112 clientes da Logbank Soluções em Pagamentos, esses dados eram referentes a chaves Pix, o Banco Central sabendo do ocorrido, informou a mídia. Alega o BC que esse foi o terceiro vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, que foi em novembro de 2020.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Afirma o BC, que o vazamento ocorreu em dados cadastrais, que são dados que não afetam a movimentação de dinheiro. Já os dados sigilosos, como saldos, senhas e extratos não foram expostos.
Deste modo, o ocorrido aconteceu em 24 e 25 de janeiro, expondo os dados como nome do usuário, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), instituição de relacionamento e número da conta. As pessoas que tiveram os dados vazados, serão notificadas pelo BC. Informou também o BC que a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foi informada sobre o ocorrido.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Portanto, vale ressaltar que esses dados não necessariamente foram distribuídos para terceiros, mas que ficaram visíveis por um determinado tempo e que provavelmente podem ter sido capturados. Segundo o BC, o ocorrido poderá gerar sanções, como multas e até suspensão/ exclusão da Logbank do sistema do Pix.
Parecer da LogBank
Em resposta, a empresa LogBank informou que sofreu uma tentativa de invasão em suas plataformas digitais em 24 e 25 de janeiro. Todavia, a empresa informa que esse ataque aos dados foi contido pelas equipes de segurança e que nenhum cliente sofreu prejuízo financeiro. Foi ressaltado pela LogBank que os recursos dos clientes estão e sempre estiveram sob máxima vigilância e segurança.
Afirmou a companhia que “O incidente foi detectado e controlado instantaneamente pelas ferramentas e equipes de segurança. Nenhum dado sensível foi vazado e não houve qualquer movimentação financeira indevida ou prejuízo financeiro para os clientes relacionados com este incidente, cujo alcance permaneceu extremamente limitado.”
Dessa forma, o BC investigará o caso e se ver necessidade, aplicará sanções, como multa, suspensão ou até a exclusão da Logbank do sistema do Pix.