Na noite de sexta-feira (12), a fiscalização aconteceu em três pontos distintos no município de Vila Velha, sendo dois em Itapuã e um em Jaburuna, pelo programa Estado Presente. Já no sábado, a operação ocorreu no município de Serra.
As ações tiveram início às 17h e só terminaram às 05h da manhã do dia seguinte, o que resultou em um grande número de abordagens. Ao todo, foram quase 1000 condutores abordados, 804 testes realizados e alarmantes 165 recusas, totalizando todas as operações.
Leia Mais ∎
Durante os trabalhos, a equipe flagrou algumas situações preocupantes. Na noite de sexta-feira para sábado, um motorista foi pego dirigindo sob efeito de álcool em dois locais diferentes de fiscalização, o que lhe acarretará, além de outras consequências, um prejuízo de quase R$ 9 mil.
Já na noite de sábado para domingo, os policiais de trânsito presenciaram um episódio no bairro Laranjeiras, em Serra, onde criminosos abandonaram um veículo furtado e fugiram em direção desconhecida ao avistarem a blitz.
Alunos do Curso de Formação de Oficiais do 1º ano estiveram presentes em atividades de estágio operacional em ambos os dias, aprendendo e auxiliando na abordagem aos veículos, com a reação recorrente de que não esperavam noites tão “emocionantes”.
As infrações mais comuns flagradas pela equipe foram: recusa ao teste de alcoolemia, condução sem CNH ou com habilitação vencida, entrega de veículo a pessoa não habilitada e carro com licenciamento em atraso. Ao todo, foram confeccionados 327 autos de infração, 41 veículos recolhidos e duas armas apreendidas.
As ações de fiscalização do BPTran continuarão em toda a Região Metropolitana da Grande Vitória. O objetivo é garantir a segurança no trânsito, coibir infrações e práticas que coloquem em risco a vida dos condutores e demais usuários das vias públicas.
