Na manhã desta quinta-feira (11), a Secretaria de Defesa Social da Serra (SEDES), divulgou o iniciou da capacitação dos profissionais da rede municipal de ensino para operarem o dispositivo Alerta Educação.
Esse equipamento faz parte do programa Educação em Alerta, uma das várias propostas para aumentar a segurança nas escolas da Serra.
Leia Mais ∎
Os primeiros testes foram realizados no Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Professora Dilza Maria de Lima e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Naly da Encarnação Miranda, localizadas na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, em Portal de Jacaraípe.
Inicialmente, o Alerta Educação será instalado nas escolas que já estão integradas à Central de Videomonitoramento, possuindo câmeras que capturam imagens da entrada, do pátio e das vias públicas ao redor das instituições educacionais.
No total, serão distribuídos 80 dispositivos para 40 escolas do complexo educacional do município da Serra.
Cada instituição receberá dois botões e os profissionais serão treinados pela Guarda Civil Municipal (GCM) para utilizá-los em situações apropriadas.
Durante os testes dos dispositivos, será realizada uma avaliação técnica do equipamento e serão estudados os pontos locais de acionamento. Ao ser ativado, um alarme na Central de Videomonitoramento da GCM será disparado e a imagem do local será exibida nas telas dos profissionais.
O secretário-adjunto, Coronel Coutinho, afirmou que estão seguindo na direção certa. Além da implementação do botão Alerta Educação nas escolas, outras medidas para a segurança escolar são realizadas diariamente na Serra.
Entre essas medidas estão as rondas tranquilizadoras, que visitam escolas de todas as regiões do município; a abertura de licitação para contratação de vigilantes em escala de 12/36 horas; a ampliação das câmeras ligadas à Central de Videomonitoramento; e o trabalho constante para promover uma Cultura de Paz no ambiente escolar.
Leia Mais: Polícia Militar intensifica visitas tranquilizadoras em escolas da Serra
