Na manhã desta quinta-feira (11), a Secretaria de Defesa Social da Serra (SEDES), divulgou o iniciou da capacitação dos profissionais da rede municipal de ensino para operarem o dispositivo Alerta Educação.
Esse equipamento faz parte do programa Educação em Alerta, uma das várias propostas para aumentar a segurança nas escolas da Serra.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Os primeiros testes foram realizados no Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Professora Dilza Maria de Lima e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Naly da Encarnação Miranda, localizadas na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, em Portal de Jacaraípe.
Inicialmente, o Alerta Educação será instalado nas escolas que já estão integradas à Central de Videomonitoramento, possuindo câmeras que capturam imagens da entrada, do pátio e das vias públicas ao redor das instituições educacionais.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
No total, serão distribuídos 80 dispositivos para 40 escolas do complexo educacional do município da Serra.
Cada instituição receberá dois botões e os profissionais serão treinados pela Guarda Civil Municipal (GCM) para utilizá-los em situações apropriadas.
Durante os testes dos dispositivos, será realizada uma avaliação técnica do equipamento e serão estudados os pontos locais de acionamento. Ao ser ativado, um alarme na Central de Videomonitoramento da GCM será disparado e a imagem do local será exibida nas telas dos profissionais.
O secretário-adjunto, Coronel Coutinho, afirmou que estão seguindo na direção certa. Além da implementação do botão Alerta Educação nas escolas, outras medidas para a segurança escolar são realizadas diariamente na Serra.
Entre essas medidas estão as rondas tranquilizadoras, que visitam escolas de todas as regiões do município; a abertura de licitação para contratação de vigilantes em escala de 12/36 horas; a ampliação das câmeras ligadas à Central de Videomonitoramento; e o trabalho constante para promover uma Cultura de Paz no ambiente escolar.
Leia Mais: Polícia Militar intensifica visitas tranquilizadoras em escolas da Serra