Nesta semana, a reportagem do Serra Noticiário recebeu denúncias de moradores de Planalto Serrano sobre a falta de iluminação pública na rua Baixo Guandu, Bloco A, no município da Serra. A EDP foi procurada e informou que irá ao local para realizar o reparo necessário na rede que atende à iluminação pública
Os moradores relataram à reportagem que vários postes da rua estão sem iluminação, deixando alguns locais em completa escuridão. Segundo um dos moradores, alguns becos estão sem iluminação pública há semanas, o que tem aumentado a sensação de insegurança e tirado a tranquilidade de todos.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Ainda segundo o morador, a prestadora de serviços da Prefeitura da Serra esteve diversas vezes no local para resolver o problema e constatou furto de energia, acionando a EDP, que até hoje não solucionou a situação.
Sistema BTzero
Os moradores apontam o sistema BTzero como o principal problema. O sistema, utilizado pela EDP para detectar furtos de energia elétrica, é ativado quando algum morador faz um “gato” na rede de distribuição. Quando isso ocorre, o circuito é desligado automaticamente, interrompendo a iluminação do local.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
“Esse sistema BTzero é horrível porque pune a maioria por causa de uma ou duas pessoas,” relatou um morador. Ele ainda destacou que a rua está na escuridão há mais de 25 dias, causando preocupação e insegurança entre os residentes.
Vídeo YouTube SN:
O que diz a EDP
Diante das reclamações dos moradores, a reportagem procurou a EDP para esclarecer a situação e obter uma previsão para a solução. Por meio de nota, a EDP informou que foi acionada pela Prefeitura da Serra e uma equipe irá ao local para realizar o reparo necessário na rede que atende à iluminação pública.
A concessionária ainda esclareceu que há reincidência de tentativas de furto de energia no endereço informado e ressalta que essa prática é crime, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”.
O furto de energia elétrica traz prejuízos a todos. De acordo com as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a tarifa de energia abrange também as perdas elétricas. Sendo assim, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.
EDP
Além de ser uma prática perigosa, as fraudes podem provocar sobrecarga na rede elétrica, causando prejuízos à população que sofre com a falta de fornecimento em suas residências e ruas, além de danos aos equipamentos elétricos e queda na qualidade da energia.
A reportagem do Serra Noticiário continuará a acompanhar o caso e trará mais informações para nossos leitores assim que possível.