A Câmara Municipal da Serra aprovou, nesta quarta-feira (6), uma mudança significativa nas regras para eleição da Mesa Diretora. Com 18 votos a favor e 3 contra, os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução que altera o processo de escolha do presidente da câmara. A eleição, marcada para 1º de janeiro de 2025, contará com essas novas diretrizes.
Câmara Municipal aprova mudanças para eleição do presidente
A proposta, de autoria do atual presidente do Legislativo, Saulinho da Academia (PDT), prevê que os votos de cada vereador sejam registrados automaticamente a favor da chapa à qual estão inscritos, sem possibilidade de troca. Assim, o número de integrantes de cada chapa será contabilizado diretamente como o número de votos recebidos pelo candidato líder.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
A princípio, esse novo formato de votação objetiva normatizar o processo eleitoral da Mesa, segundo o texto do projeto, para reduzir questionamentos e garantir mais clareza. Contudo, a medida gerou polêmica.
De acordo com apurações do jornal A Gazeta, parte dos vereadores reeleitos demonstrou insatisfação, apontando que a mudança poderia beneficiar a candidatura de Saulinho da Academia à reeleição como presidente da Casa. No entanto, conforme apurado pela coluna Chico Prego nos bastidores, a manobra é vista como um meio de evitar eventuais traições.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Antes dessa aprovação, a eleição ocorria de maneira nominal e aberta, onde os vereadores votavam de acordo com uma ordem alfabética. Com a nova medida, a chapa que tiver o maior número de parlamentares assegura automaticamente uma quantidade proporcional de votos, reduzindo a flexibilidade do voto durante a sessão.
Saulinho afirma que novas regras visam evitar questionamentos e dúvidas
Por fim, de acordo com o presidente Saulinho em declaração ao jornal A Gazeta, as novas regras visam, conforme a justificativa do projeto, normatizar procedimentos já comuns na eleição da Mesa Diretora e evitar possíveis “questionamentos e dúvidas” sobre o processo de votação. Resta agora aguardar como o novo formato entrará em vigor próxima eleição e qual será o impacto na escolha dos líderes da Câmara Municipal da Serra.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.