A Câmara da Serra está dando mais um passo importante rumo à sustentabilidade e economia. Isso porque, na última quinta-feira (30), a sede da câmara recebeu a instalação de painéis solares, que irão gerar energia elétrica para as atividades internas de servidores e parlamentares, sob o comando do presidente, Saulinho da Academia (PDT).
Câmara da Serra instala painéis solares para geração de energia
Esta ação não apenas promove uma gestão ambiental mais responsável, mas também sinaliza uma abordagem econômica mais eficiente. Recentemente, a Câmara da Serra já tinha recebido o título de mais econômica e eficiente com gastos e despesas de todo o ES, e agora visa evoluir ainda mais nesse quesito.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Assim, o presidente Saulinho destacou a dupla importância dessa transição para energia solar.
“A mudança para a energia solar é uma decisão estratégica que reduzirá nossos custos operacionais a longo prazo, além de reforçar nosso compromisso com práticas sustentáveis”
Saulinho da Academia, presidente da Câmara da Serra
Além disso, a Câmara adotou a iniciativa “Câmara Sem Papel” neste ano. A eliminação do uso de papel não só economiza recursos, mas também aumenta a transparência do processo legislativo. “Nossa meta é alcançar máxima eficiência e responsabilidade, garantindo gestão transparente e econômica”, enfatizou Saulinho.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Outra conquista notável da Câmara foi a obtenção do “Selo de Resíduo Zero”, conferido pela Pró-Ambiente. Este reconhecimento reflete o compromisso contínuo da instituição com práticas sustentáveis, servindo de exemplo para outras entidades. A liderança de Saulinho tem sido fundamental nas iniciativas de sustentabilidade, marcando seu mandato com inovação, eficiência e responsabilidade ambiental.
Quanto a Câmara da Serra irá economizar com os painéis solares?
Os painéis solares absorvem a luz do sol, transformando isso em energia elétrica. Por isso, essas placas ficam posicionadas geralmente em telhados, para absorver melhor toda a luz solar ao decorrer do dia.
Dessa forma, a Câmara da Serra irá produzir sua própria energia, sem a necessidade de custear o abastecimento vindo da EDP. A estimativa é que a câmara tenha uma economia de pelo menos R$ 144 mil ao ano, após a instalação desses painéis solares.
Além da economia do dinheiro público, essa iniciativa como a Câmara da Serra como uma das pioneiras no avanço por medidas sustentáveis dentre as demais do ES. O Serra Noticiário continua acompanhando a agenda da câmara municipal e trará novas informações assim que possível.