Após quase cinco anos à frente da presidência da Câmara Municipal da Serra, o vereador Rodrigo Caldeira deixa o cargo. Em sua gestão, priorizou ações que contribuíram para a melhoria de vida do morador serrano, para a modernização do legislativo municipal e valorização dos servidores. O cargo será ocupado, a partir do dia 1º de janeiro, pelo vereador Saulinho da Academia.
Rodrigo Caldeira destaca que, enquanto presidente, se propôs a executar uma série de ações, de gestão e administração da casa de leis, que se traduziram em projetos significativos.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
“Concebemos, planejamos e implementamos experiências legislativas cujos resultados atingidos foram além das nossas expectativas. Foram constituídas Comissões que discutiram e fizeram encaminhamentos de uma série de temas relevantes para a cidade. Em reuniões Plenárias e reuniões da Mesa Diretora foram debatidas políticas públicas integradas para o município, a transparência e a gestão da Câmara”.
Rodrigo Caldeira
Ex-Presidente da Câmara Municipal da Serra e Vereador
O parlamentar menciona ainda que, ao iniciar os trabalhos na presidência, nos primeiros dias de janeiro de 2018, já sabia que teria muito trabalho pela frente e questões sérias para organizar e transformar.
“Quando assumimos deixamos de ser um parlamentar municipal e passamos a ser também um gestor, um ordenador de despesas. E foi exatamente na condição de gestor desta casa que assumimos o compromisso com a preservação do interesse público, com o respeito ao dinheiro público. E assumimos estes compromissos baseados sempre no diálogo com a população e com os demais vereadores”.
Rodrigo Caldeira
Ex-Presidente da Câmara Municipal da Serra e Vereador
E revela ainda que sabia que algumas das suas ações de gestão provocaram fortes reações.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
“Isso era previsível, pois os processos de mudança quase sempre são assim. Durante o processo de implementação destas mudanças fomos alvo de incompreensões, porém, mesmo assim avançamos no nosso planejamento e implementamos um conjunto de ações de caráter administrativo, cuja motivação principal foi atender a dois pressupostos básicos, a adequação de processos internos à legislação vigente e maior eficiência administrativa”.
Rodrigo Caldeira
Ex-Presidente da Câmara Municipal da Serra e Vereador
Repasse de cerca de R$12 milhões ao executivo
Com orgulho, o vereador Rodrigo Caldeira salienta que, em sua gestão, a Câmara da Serra repassou para o executivo cerca de R$ 12 milhões, segundo ele, algo jamais visto na história da administração do legislativo serrano.
“Esse valor pôde ser investido pela prefeitura em saúde, educação, esporte, assistência social e demais áreas”.
Rodrigo Caldeira
Ex-Presidente da Câmara Municipal da Serra e Vereador
Sobre as ações de revisão administrativa e de gestão da casa de leis, o vereador elenca a atenção especial dada às instalações físicas, como a manutenção de toda a rede elétrica e obras e reformas para adequação ao Plano de Prevenção Contra Incêndios, além de iniciativas como aquisição de novos computadores e equipamentos de trabalho e o aperfeiçoamento da ferramenta de Processo Eletrônico da Câmara, onde os processos saíram da era do papel e entraram na era digital – agilizando os processos internos e trazendo definitivamente a Câmara da Serra para o século XXI.
O novo presidente da Câmara Municipal da Serra:
A nova configuração da Mesa Diretora da Câmara Municipal da Serra, eleita para o biênio 2023-2024. Presidida pelo vereador Saulo Neves, o Saulinho da Academia, a mesa é composta ainda pelos vereadores Gilmar Dadalto (1º vice-presidente); Cleber Serrinha (2º vice-presidente), Elcimara Loureiro (1ª secretária) e Adriano Galinhão (2º secretário).
Ciente dos desafios a serem enfrentados, o vereador Saulinho da Academia está animado para a nova missão no legislativo serrano.
“Estar à frente da casa do povo por si só já é um desafio considerável, porém, o maior desafio da Câmara de Vereadores é aproximar a comunidade das decisões tomadas em plenário, pois os projetos que passam por lá impactam significantemente na vida das pessoas”.
Saulo Neves
Presidente da Câmara Municipal da Serra
O novo presidente destaca ainda que sua atuação não será sozinho e é necessário uma mesa diretora forte, sempre em busca do melhor para nossa cidade. “Essa nova mesa diretora possui esses requisitos”, enfatiza.
Legado para a cidade
Otimista em relação aos trabalhos do legislativo em 2023, o vereador garante que os munícipes podem esperar um Saulinho da Academia dedicado e empenhado em fazer jus a confiança que lhe foi atribuída.
“Buscarei sempre ter a consciência que o poder emana do povo, pois antes de ser presidente da Câmara eu sou um munícipe, nascido e criado na Serra e pretendo continuar aqui, criando minha família e quero deixar um legado para minha cidade. Uma vez que isso seja feito, me darei por satisfeito em saber que honrei meu compromisso firmado com a população do nosso município”.
Saulo Neves
Presidente da Câmara Municipal da Serra