Na última sexta-feira (18), uma capivara foi atropelada na Rodovia do Contorno da BR-101, KM 273, próximo do bairro Andre Carloni, no município de Serra. O acidente, que ocorreu durante o feriado, mobilizou equipes da Ecovias 101 e da clínica veterinária Sauvage, especializada no atendimento à fauna silvestre.
De acordo com as equipes de tráfego da concessionária Ecovias 101, que realizaram o resgate, o animal trata-se de um macho de aproximadamente 35 quilos, com escoriações e sinais de sangramento.
Leia Mais ∎
Assim que identificaram a situação, acionaram o Centro de Controle Operacional da Ecovias 101, que providenciou imediatamente o resgate. O médico-veterinário Renzo Soares, da clínica Sauvage, participou da operação. “Nos deslocamos de Vitória até o Contorno. No local, iniciamos a estabilização com avaliação dos sinais vitais, aplicação de analgesia, contenção e transporte até a clínica para atendimento intensivo”, explicou Renzo.
Na clínica, os profissionais diagnosticaram possíveis lesões neurológicas causadas por um trauma na região da cabeça, uma consequência frequente em atropelamentos com animais silvestres de maior porte. A equipe sedou a capivara para suturar ferimentos na boca. “Com o passar dos dias, ela apresentou melhora neurológica significativa. Chegou a ficar de pé, o que indica excelente evolução no quadro clínico”, relatou o veterinário.
Nesta terça-feira (22), os profissionais transferiram o animal para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CEREIAS), em Aracruz. No novo local, a capivara terá mais espaço para se movimentar, retomará a alimentação natural e continuará o processo de reabilitação até a possível reintegração ao habitat natural.

A bióloga e analista de sustentabilidade da Ecovias 101, Grazielli Melo Pena, acompanhou todas as etapas do resgate e destacou a importância da ação rápida. “A capivara foi localizada ferida, e nossa equipe acionou imediatamente os profissionais da clínica Sauvage. Eles garantiram o atendimento emergencial e o transporte até a unidade veterinária. Agora, com grande satisfação, ela está no Cereias, onde continuará a recuperação”, afirmou.
Grazielli também aproveitou o caso para alertar os motoristas sobre os riscos de atropelamentos na BR-101.
“É essencial redobrar a atenção ao dirigir em trechos que cruzam áreas naturais. Respeitar a velocidade, evitar trafegar à noite, manter o foco na estrada e evitar ultrapassagens indevidas podem prevenir acidentes como esse”.
Grazielli Melo Pena
Bióloga e analista de sustentabilidade da Ecovias 101
Segundo a bióloga, capivaras se deslocam frequentemente em grupos. “Ao ver uma capivara, há grande chance de outras estarem por perto. Isso exige atenção redobrada, especialmente em áreas próximas a rios ou lagos. Acelerar após a travessia de um animal pode ser perigoso. Atropelamentos com espécies de médio a grande porte, como a capivara, podem ter consequências graves para humanos e animais”, explicou.
Ela finalizou ressaltando a importância de acionar a concessionária ao se deparar com animais feridos ou mortos na rodovia. “O contato rápido pelo telefone 0800-770-1101 permite um resgate mais eficaz e pode salvar vidas”, concluiu.
