Nesta terça-feira (23), o DETRAN-ES, em parceria com o Banco do Estado do Espírito Santo (BANESTES) e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (PRODEST), anunciou que, a partir de agora, os capixabas poderão realizar pagamento via PIX para quitar débitos de veículos registrados no Estado.
Essa inovação visa proporcionar maior conveniência, segurança e rapidez para os proprietários de veículos no Espírito Santo. Agora, os capixabas podem quitar taxas, multas, IPVA e outros encargos via PIX, usando o QR Code disponível no site do DETRAN-ES.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Mais facilidade e praticidade para efetuar pagamentos
O serviço, implementado pelo BANESTES, permite pagamentos a qualquer momento, incluindo fins de semana e feriados. Esta funcionalidade é acessível através da seção de Veículos no site oficial do DETRAN-ES.
A partir de agora, veículos flagrados em fiscalizações de trânsito com licenciamento atrasado podem ser regularizados imediatamente, prevenindo a retenção ou remoção do veículo para o pátio do DETRAN-ES. Contudo, isso não isenta o proprietário de eventuais multas, mas evita custos adicionais de remoção e estadia.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Marcos Vinicius Nunes Montes, diretor de Meios de Pagamento e Distribuição de Investimentos do BANESTES, destaca a importância desta solução para a agilidade e flexibilidade no processo de regularização veicular.
Sendo assim, os usuários devem estar atentos para evitar fraudes. Os boletos e QR Codes para pagamento devem ser emitidos exclusivamente pelo site neste link: ( DETRAN)
O destinatário deve ser o “Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo – Banco Banestes S.A”. Portanto, fique atento: o Banestes e o DETRAN-ES não realizam envios de boletos ou cobranças via e-mail, SMS ou WhatsApp.
Para emitir o boleto, acesse o site do DETRAN-ES, vá até a seção ‘Consulta de Veículos’ ou clique nos ícones de emissão de boleto na área ‘Veículos’. Informe a placa e o Renavam do veículo, selecione os débitos desejados e escolha entre pagar via Pix ou código de barras.
Certifique-se de que o destinatário do pagamento é o DETRAN-ES. A compensação via PIX é imediata, enquanto o pagamento por código de barras segue o horário bancário e pode levar até 48 horas.
DETRAN-ES promete oferecer 7 mil vagas para conseguir a CNH de forma gratuita em 2024